Em reunião com Henrique Trindade, gestor da Secretaria de Promoção Social e Combate à Pobreza (Semps), Vera Lucia Santos Guimarães, diretora da Casa das Perolas, instituição que abriga mulheres em situação de vulnerabilidade social, solicitou apoio da Prefeitura Municipal, através de convênio, para que possa manter a oferta e a qualidade dos serviços. Localizada no Bairro de Coutos, a instituição abriga mulheres em situação de vulnerabilidade social devido à dependência química, mulheres grávidas, e mulheres com filhos.
“ A ajuda da Secretaria é fundamental para nós, pois atendemos pessoas de Salvador e do interior do Estado, acolhendo quem nos procura de forma espontânea ou que são encaminhadas por órgãos parceiros. Às pessoas que lá se encontram além do abrigamento, fornecemos alimentação, cursos profissionalizantes, auxílio para resolver problemas de documentação, terapia e tratamento para desintoxicação pelo período de nove meses. O custo para oferecemos estes serviços é alto, por isso contamos com o apoio da prefeitura”, destaca Vera Lucia, que também dirige o Lar Perolas de Cristo, instituição que abriga crianças e adolescentes e que já tem convênio com a Prefeitura.
O secretário Henrique Trindade informa que “ o processo da Casa das Perolas está no Fundo Municipal de Assistência Social (FMAS) para cumprimento das diligências solicitadas pela Controladoria Geral do Município (CGM). Já estive algumas vezes na instituição, o trabalho que realizam é excelente e, no que depender da Semps, o convênio será efetivado. Tudo é questão de ajustar a documentação”.
A instituição é formada por três residências, composta cada uma, por cinco quartos, sala, cozinha, banheiro e varanda, com capacidade para acolher 20 pessoas cada. Cada quarto é ocupado por uma mãe e seus filhos, e as áreas comuns são compartilhadas.
Por: Sergio Toniello e Andrea Nascimento
Nenhum comentário:
Postar um comentário