quarta-feira, 1 de outubro de 2014

IDOSA CONCLUI CURSO DO PRONATEC APÓS FICAR 30 ANOS SEM ESTUDAR

Maria de Lourdes dos Santos é um exemplo de vida, superação e dedicação para muitos jovens. Aos 61 anos, ela resolveu dar uma reviravolta em sua vida e, depois de mais de três décadas sem estudar, voltou à sala com energia e força de vontade. Graças ao apoio da Prefeitura Municipal através da Secretaria Municipal de Promoção Social e Combate à Pobreza (Semps) Maria de Lourdes é aluna do curso de Balconista de Farmácia, oferecido em parceria com o Pronatec/Acessuas, que leva qualificação profissional para jovens e adultos carentes, que buscam oportunidades de melhorar sua formação.

“Deixei de frequentar a escola logo que terminei o ensino fundamental. À época, por conta de problemas familiares, saí de Salvador e fui morar no Rio de Janeiro, onde trabalhei como empregada doméstica e auxiliar de serviços gerais. Mas nunca perdi a esperança de voltar a estudar. Maria de Lourdes sempre planejou retornar à terra natal, voltar a estudar e garantir uma vida melhor à mãe, hoje com 85 anos. Em 2007, voltou Rio de Janeiro,e concluiu o ensino médio e não parou mais.

“Depois que voltei a estudar vi um novo mundo, novas oportunidades, e eu quero ajudar a melhorar o Brasil”, ressaltou Maria de Lourdes Santos. Nem mesmo, as dificuldades com a informática e o preconceito e piadas que sofreu por causa da idade a fizeram desistir, pelo contrário só a fortaleceu. “Quero recuperar o tempo perdido. Pretendo fazer serviço social e ajudar a população que tanto sofre”, anunciando que antes mesmo do encerramento do curso do Pronatec, que acontece dia 6 deste mês, já se inscreveu para o Vestibular Social no CRAS de Fazenda Coutos.

Geni Ferreira, supervisora do curso do Pronatec, no Senac (Pituba), onde Maria de Lourdes estuda, só elogios à aluna e garante que é ela um grande exemplo. “Enquanto muitos jovens desistem no meio do curso ou não dão muita importância, Lourdes persistiu. Nunca se atrasa, nem falta às aulas, e, além disso, é bastante participativa. Todos os professores falam bem dela. Já demonstrou que é vencedora”, disse Ferreira.

Maria de Lourdes conheceu o Pronatec ao cadastrar no CADúnico, para receber o Benefício de Prestação Continuada da Assistência Social – BPC, em um serviço itinerante da Semps, e foi orientada a procurar o Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) de Fazenda Coutos. Lá, foi informada sobre serviços e os benefícios oferecidos pela Semps. Demonstrou vontade de se atualizar e foi encaminhada ao SIMM - Serviço Municipal de Intermediação de Mão-de-obra. “ Participei no SIMM de uma palestra sobre o Pronatec, que mudou o rumo da minha vida. Abriu minha mente, passei a sonhar de novo”, afirmou.

Por: Sergio Toniello e Andrea Nascimento

Nenhum comentário:

Postar um comentário