quarta-feira, 29 de junho de 2016

CHAPA DE VEREADORES SERÁ DECISIVA PARA ALIANÇA ENTRE PT, PCdoB E PSB EM SALVADOR

As eleições proporcionais são a principal moeda de barganha na mesa de negociação entre PT, PCdoB e PSB para o pleito de outubro em Salvador. As cartas postas apontam que o PT aceitaria compor uma chapa liderada pela deputada federal Alice Portugal (PCdoB), porém com a formação de uma coligação para a chapa de vereadores – condição que poderia recrudescer o número de cadeiras dos comunistas na Câmara de Vereadores da capital baiana, atualmente ocupadas por Aladilce Souza e Everaldo Augusto. A previsão é de que uma nova rodada de negociações volte a se intensificar até o final da semana, com a expectativa de definição antes do Desfile do 2 de Julho.

Entretanto, não é descartada a hipótese de postergação, apesar de remota. Caso o PCdoB aceite a coligação proporcional com o PT, até mesmo a candidatura da senadora Lídice da Mata (PSB), tratada como um “plano B” no arco de partidos ligados ao governador Rui Costa, não seria colocada à apreciação das urnas e a socialista migraria para apoiar Alice, juntamente com o PT e outros partidos como PSD, que já embarcou no projeto da deputada federal, e o PSL.

Se há alguns dias havia uma tendência favorável à Lídice dentro do PT, os ventos agora sugerem que Alice tem uma leve vantagem para ser a candidata única da chamada “frente de esquerda” na disputa contra o prefeito ACM Neto (DEM), provável candidato à reeleição. Cabe, todavia, ao PCdoB acertar os ponteiros internos sobre a chapa de vereadores, conforme fontes do Bahia Notícias. Não havendo entendimento, inclusive, não seria descartada uma nova pulverização de candidaturas, algo improvável, mas não inteiramente descartado. (As informações do BN)

Nenhum comentário:

Postar um comentário