terça-feira, 28 de junho de 2016

OMS ESTIMA CRESCIMENTO DE 3,1% NA CARGA DE ENERGIA EM JULHO

O Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) estima que a carga de energia apresentará um crescimento de 3,1% em julho frente ao mesmo mês do ano passado, somando 64.642 MW médios. Em relação a junho, a previsão aponta para estabilidade. Dentre as regiões, Sul e Nordeste apresentarão a maior expansão, na comparação anual, da ordem de 6%. Já a carga no Norte aumentará 4,3%, enquanto no subsistema Sudeste/Centro-Oeste, o principal centro de carga do País, o crescimento será de 1,3%.

Conforme o operador, essas projeções refletem a perspectiva de manutenção das condições climáticas típicas de inverno que já vêm sendo observadas ao longo do mês de junho nas regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste, diferentemente do que ocorreu em 2015, quando as temperaturas ficaram mais amenas para o período.

“A expectativa de ocorrência de baixas temperaturas no subsistema Sul, principalmente no que se refere às temperaturas mínimas, contribui para o aumento da carga nesse subsistema, em função da maior utilização de equipamentos de condicionamento térmico”, destacou. Pelas previsões do ONS, a Energia Natural Afluente (ENA), indicador que dimensiona a utilização da capacidade dos reservatórios e a consequente geração de energia, ficará em 99% da média histórica na região Sudeste no mês de julho.

Em sua primeira previsão para o período, o ONS projeta que no fim do próximo mês os reservatórios da região, considerada a “caixa d'água” do País, estarão em 50,2%, queda ante os 56,36% anotados ontem. A região Sul também registrará ENA perto dos índices históricos, em 89% da média de longo termo (MLT) de julho, o que fará com que o nível dos reservatórios da região alcance os 80,9%, abaixo dos 89,53% de ontem.

Já a região Nordeste seguirá com chuvas bem abaixo do média histórica, pressionando os reservatórios. A ENA ficará em 35% da MLT para julho e o nível de armazenamento da região cairá dos 27,43% de ontem para 23% em 31 de julho. Para o Norte a ENA prevista é de 52% da média histórica e o nível de reservatório deve chegar a 57,6% no final do mês que vem, abaixo dos 60,43% registrados neste domingo. CMO e PLD O Informe do Programa Mensal de Operação (IPMO) também aponta alta no custo de geração de energia nos submercados Sudeste/Centro-Oeste e Sul. (As informações do Estadão)

Nenhum comentário:

Postar um comentário