O garoto Ezequias Oliveira Santos, de 5 anos, morador do bairro Jóia do Almada em Coaraci, a 450 quilômetros de Salvador, morreu por volta das 23h desta quarta-feira (01) em Itabuna com suspeita de dengue clássica. De acordo com Alessandra Araújo, secretária de saúde de Coaraci, o menino estava com sintomas da doença há uma semana.
O menino, que apresentou quadro de hemorragia e febre, foi transferido para Itabuna, mas não resistiu a infecção. No atestado de óbito da criança, a dengue clássica foi apontada como suspeita da morte. Amostras do sangue de Ezequias foram encaminhadas para o Laboratório Central Gonçalo Muniz (Lacen), onde deve ser feita a análise da causa da morte. No Hospital Geral de Coaraci o médico que o atendeu diagnosticou amidalite, contudo o garoto morreu de dengue.
A assessoria de comunicação da Secretaria de Saúde da Bahia (Sesab) negou que há ou que houve falta de médico na unidade hospitalar onde o garoto procurou a atendimento. A Sesab disse que pode ter acontecido uma alta demanda de pacientes e isso pode ter retardado o atendimento. Além disso, a Sesab informou que será aberta sindicância para apurar se houve falha no diagnóstico.
Este é o primeiro caso de óbito suspeito de dengue registrado na cidade.
Nenhum comentário:
Postar um comentário