quinta-feira, 3 de dezembro de 2009

PRESIDENTE DA CÂMARA MUNICIPAL SUGERE VACINAÇÃO CONTRA MENINGITE

A morte do jornalista Luciano Camacan, na segunda-feira (30) à noite, foi a 48ª por meningite meningocócica registrada este ano na Bahia. Os dados, segundo o vereador e médico Alan Sanches (PMDB), presidente da Câmara Municipal, são alarmantes, e indicam a necessidade de uma ação emergencial para conter o avanço da doença.

Desde maio, preocupado com a situação, ele apresentou os projetos de indicação 44/09 e 45/09, recomendando às secretarias municipal e estadual da Saúde a oferta, em regime emergencial, de vacinas contra meningite em todos os postos de saúde da capital. De acordo com o último boletim da Secretaria Estadual da Saúde (Sesab), até o doa 14 de novembro foram confirmados 1.195 casos de meningite (não só do tipo meningocócica), com 126 óbitos. Em Salvador os regisros apontam 89 casos e 22 óbitos, em 12 distritos sanitários.

Nos projetos, Alan Sanches defende que a medicação seja liberada para atendimento a toda população soteropolitana e não apenas aos pacientes de grupos de risco, como acontece atualmente. Ele chama atenção para o crescimento da incidência da doença nos diversos bairros da capital baiana. E alerta: “Trata-se de uma doença de natureza grave, podendo trazer conseqüências sérias à saúde da população”. O vereador sugere, ainda, que a medida seja amplamente divulgada para conhecimento da comunidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário