sábado, 19 de dezembro de 2009

PAPA BENTO XVI RECONHECE JOÃO PAULO II COMO VENERÁVEL


O papa Bento 16 assinou neste sábado (19) decreto no qual reconhece seu antecessor João Paulo II como um 'venerável'. O próximo passo é o reconhecimento de um milagre atribuído a ele, que deverá acontecer já no início do ano que vem.

Com o milagre reconhecido, o Vaticano poderá beatificar João Paulo II, o passo anterior à proclamação de santidade. Semanas depois de assumir o papado, Bento 16 retirou o período de espera normal para início do processo, que é de cinco anos, e ordenou que as investigações sobre as 'virtudes heroicas' de João Paulo II, reconhecidas neste sábado, começassem imediatamente.

Também neste sábado, Bento 16 aprovou o decreto de 'virtudes heroicas' do papa Pio 12, a despeito dos protestos da comunidade judaica, para quem o antigo papa nada fez para parar o Holocausto e, por isso, os arquivos referentes à atuação dele na Segunda Guerra exigiam uma revisão antes da aprovação.

O papa aprovou ainda um terceiro decreto no qual reconhece o segundo milagre de uma mulher australiana que deverá se tornar a primeira santa do país. Morta em 1909, Mary Mackillop foi uma incentivadora do catolicismo e ajudou no trabalho com os necessitados. Ela foi beatificada, por João Paulo 2º, em 1995. (com informações do Correio)

Nenhum comentário:

Postar um comentário