terça-feira, 15 de dezembro de 2009

VENEZUELA TEM AVAL DO BRASIL PARA FAZER PARTE DO MERCOSUL

O Senado aprovou nesta terça-feira (15) o ingresso da Venezuela no Mercosul. Agora, o governo envia a mensagem de aprovação dos congressistas para os demais países do bloco, para anunciar o aval brasileiro. A aprovação será agora promulgado pelo Congresso em data ainda a ser marcada.

Para entrar no bloco definitivamente, a Venezuela precisa ainda da aprovação do Congresso paraguaio, que só deve votar o tema no ano que vem. Argentina e Uruguai já tinham aprovado o ingresso do país. Caso seja aprovada no Mercosul, a Venezuela será o quinto país a integrar o bloco comercial.

O pedido da Venezuela para ingressar no Mercosul tramitava no Congresso Nacional havia mais de dois anos. Em dezembro de 2006, o Ministério das Relações Exteriores encaminhou para o presidente Luiz Inácio Lula da Silva o pedido oficial do país vizinho para se associar ao bloco. Em fevereiro de 2007, Lula enviou ao Congresso mensagem pedindo a aprovação das duas Casas para a ampliação dos membros do Mercosul. (com informações do G1)

Nenhum comentário:

Postar um comentário