sexta-feira, 28 de janeiro de 2011

EM DISCURSO, PRESIDENTE DO EGITOPROMETE REFORMAS E NOVO GABINETE

No primeiro pronunciamento desde o início dos protestos em massa no país, o presidente do Egito, Hosni Mubarak, disse que está comprometido com reformas políticas e econômicas e anunciou que demitirá todos os ministros e que agirá para apresentar um novo gabinete ainda neste sábado (29).

"Pedi ao governo para apresentar sua renúncia hoje", afirmou ele em discurso na televisão estatal.

Durante a fala, transmitida em cadeia de TV pouco depois da meia-noite local (20h de Brasília), Mubarak no entanto disse que a população deve estar ciente dos exemplos de instabilidade em outros países e que os problemas enfrentados no Egito "não podem ser tratados por meio da violência e do caos". O presidente classificou os protestos como "parte de um grande plano para desestabilizar e destruir a legitimidade" do sistema político.

Pelo menos 5 pessoas morreram nesta sexta-feira (28) no Cairo, durante o quarto dia de protestos contra o governo do presidente, há 30 anos no poder.

Ao menos 870 manifestantes ficaram feridos, alguns deles a bala, muitos em estado grave. Cerca de 420 estavam hospitalizados. (As informações do G1)

Nenhum comentário:

Postar um comentário