sexta-feira, 28 de janeiro de 2011

PRESIDENTE DO EGITO CONVOCA EXÉRCITO CONTRA PROTESTOS; 5 MORREM


O presidente do Egito, Hosni Mubarak, mobilizou na sexta-feira soldados e blindados em várias cidades para tentar conter os protestos pelo fim dos seus 30 anos de governo.

Ele declarou um toque de recolher durante toda a noite, mas milhares de pessoas continuaram nas ruas no Cairo, em Alexandria e em Suez, epicentro dos protestos dos últimos quatro dias; alguns manifestantes cercavam os veículos blindados, gritando e agitando bandeiras.

Fontes hospitalares disseram que pelo menos cinco manifestantes foram mortos e 870 ficaram feridos ao longo do dia, quando as forças de segurança usaram balas de borracha, gás lacrimogêneo e jatos de água para dispersar as aglomerações.

'Como eles podem fazer isso? Em vez de ajudarem as pessoas que estão lutando por seus direitos, essa gente está dançando com o demônio', disse a manifestante Zeinab Abdel Fattah, 17 anos.

Dezenas de milhares de pessoas participaram das manifestações de sexta-feira, as maiores e mais violentas dos últimos quatro dias. Inspirados na recente rebelião da Tunísia, os egípcios protestam contra o desemprego, a pobreza, a corrupção e a repressão no país.

Desde que ascendeu ao poder, em 1981, nunca Mubarak enfrentou tamanha mobilização popular. (As informações da Reuters)

Nenhum comentário:

Postar um comentário