terça-feira, 25 de janeiro de 2011

RIO: CHUVA DEIXA 25 MIL PESSOAS FORA DE CASA NA REGIÃO SERRANA


Balanço consolidado nesta segunda-feira, 24, pela Defesa Civil do Estado com informações de 16 municípios mostra que a enxurrada na serra fluminense já deixou 25.114 pessoas desabrigadas (12.293) ou desalojadas (12.821). Após 13 dias de buscas, o número oficial de mortos chegou a 814. Havia ainda 513 desaparecidos, segundo lista nominal divulgada pelo Ministério Público do Estado, que checa informações registradas por parentes e amigos com dados de hospitais e do Instituto Médico Legal (IML).

A demolição de casas em áreas consideradas de risco começou hoje. O local escolhido foi o bairro Alto Floresta, em Nova Friburgo, o município com maior número de mortos (394). Houve resistência. Construções condenadas, que ficaram à beira do abismo aberto pela chuva no dia 12, foram marcadas com tinta laranja. Das 18 demolições previstas para hoje, apenas duas haviam ocorrido até o início da tarde.

Técnicos aguardavam a chegada de assistentes sociais. O governo estadual oferece a moradores desses locais R$ 500 por mês - o chamado aluguel social - até a construção de um novo imóvel pelo programa federal Minha Casa, Minha Vida. As outras opções são indenização pela casa derrubada (valores não divulgados) e a chamada "compra assistida" de um novo imóvel. (As informações da Agência Estado)

Nenhum comentário:

Postar um comentário