A Otan emitiu nesta segunda-feira (30) um comunicado pedindo perdão pela morte de civis em um bombardeio aéreo registrado no último sábado na província de Helmand, no sul do Afeganistão. "Em nome da coalizão ofereço nossas sinceras desculpas aos familiares e amigos dos mortos", diz John Toolan, comandante-em-chefe da missão da Otan no Afeganistão, a Força Internacional de Assistência à Segurança (Isaf).
No comunicado, assinado conjuntamente pelo chefe da Isaf, o general David Petraeus afirma que "a coalizão tentará prevenir no futuro este tipo de incidentes".
Segundo a informação à disposição das forças da Isaf, uma patrulha foi atacada por cinco insurgentes no distrito de Naw Zad e as tropas da Otan solicitaram ajuda área para neutralizar o ataque. "Infelizmente, se descobriu que o lugar onde os insurgentes haviam entrincheirado era na realidade a casa de civis inocentes", indica o comunicado.
No documento, a Otan pede perdão pela morte de nove civis, embora fontes oficiais afegãs apontem que o incidente tenha deixado 14 civis mortos. Uma investigação está sendo realizada para determinar os detalhes exatos do ocorrido. (As Informações da Folha)
Nenhum comentário:
Postar um comentário