quarta-feira, 25 de maio de 2011

LIVRO 'SANTEIROS DA BAHIA' RETRATA A ARTE DE QUEM SE DEDICA À PRODUÇÃO DE IMAGENS DE SANTOS

Fornecer aos leitores um panorama do contexto cultural em que se insere a produção de imagens de santos está entre os propósitos do livro Santeiros da Bahia-arte popular e devoção, que será lançado no próximo dia 7 de junho, às 18h, no Museu de Arte da Bahia. Algumas peças apresentadas no livro poderão ser vistas na exposição homônima organizada sob a curadoria de Marlice Almeida do Instituto de Artesanato Visconde de Mauá.

A publicação reúne trabalhos dos principais santeiros (as), cujo resultado transita entre a arte e a devoção no encontro entre duas das principais referências religiosas de nossa história: o catolicismo lusitano e o candomblé africano.

Nos textos, os autores/organizadores Flávia Martins e Rogerio Luz evidenciam a dedicação dos 23 artistas selecionados a um tipo de fabricação que os articula, para além da técnica e da arte, à ordem do sagrado. Por meio de entrevistas curtas e fotografias temos a contextualização da feitura artesanal e as diferentes funções (religiosa ou puramente estética) que adquirem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário