sexta-feira, 24 de junho de 2016

REINO UNIDO DECIDE SAIR DA UNIÃO EUROPEIA; PRIMEIRO-MINISTRO RENUNCIA

Os britânicos decidiram em um plebiscito pela saída do Reino Unido da União Europeia. O resultado foi divulgado na madrugada desta sexta-feira (24). Após a decisão, o primeiro-ministro David Cameron anunciou que vai renunciar ao cargo e que o "Reino Unido deve procurar um novo primeiro-ministro".

A opção de sair venceu a de permanecer no bloco europeu por mais de 1,2 milhão de votos de diferença. "Os britânicos votaram pela saída e sua vontade deve ser respeitada", disse. Em seguida, ele afirmou que o país precisa de uma nova liderança para seguir com essa decisão. "A negociação deve começar com um novo primeiro-ministro", completou o político.

Cerca de 46,5 milhões de eleitores foram convocados às urnas para responder à pergunta: "Deve o Reino Unido permanecer como membro da União Europeia ou sair da União Europeia?".

A apuração foi divulgada por áreas de votação e a disputa foi acirrada. O "sair" começou à frente e chegou a ser ultrapassado pelo desejo de continuar na UE, mas logo retomou a liderança e foi abrindo vantagem até vencer com quase 51,9% dos votos. Foram 17.410.742 votos a favor da saída e 16.141.242 votos pela permanência.

A União Europeia funciona como um mercado único e tem livre circulação de pessoas, bens, serviços e capitais. O bloco é formado por Inglaterra, Escócia, Irlanda do Norte e País de Gales, o Reino Unido começou a fazer parte do grupo em janeiro de 1973. (As informações do Correio)

Nenhum comentário:

Postar um comentário