quarta-feira, 22 de julho de 2015

CIDADES DO BRASIL PROPÕE ACORDO POR RECURSOS E TECNOLOGIA VERDE

O prefeito de Salvador, ACM Neto (DEM), e gestores de outras seis capitais brasileiras - como Fernando Haddad, de São Paulo, e Marcio Lacerda, de Belo Horizonte, entregaram ontem ao papa Francisco uma carta na qual propõem um acordo internacional para proporcionar recursos e tecnologias dos países mais ricos para os mais pobres. A comitiva brasileira compôs o grupo de 65 cidades do mundo convidadas pelo Vaticano para discutir a questão das mudanças climáticas – tema levantado pelo papa no dia 18 de junho com o lançamento de um documento específico para tratar da questão ambiental, chamado de Encíclica Ecológica.

As autoridades nacionais dizem, na Declaração dos Prefeitos Brasileiros, que a dificuldade de firmar um acordo internacional para enfrentar as mudanças climáticas já traz prejuízos na qualidade de vida das pessoas, em especial dos mais pobres. E os problemas ambientais aumentam as desigualdades sociais e colocam em riscos os avanços no combate à miséria. Além de Salvador, estiveram representadas Belo Horizonte, São Paulo, Porto Alegre, Rio de Janeiro, Curitiba e Goiânia.

Os prefeitos pediram na carta o reconhecimento, pela Organização das Nações Unidas (ONU), dos municípios como “atores fundamentais na promoção da sustentabilidade global e do desenvolvimento humano”. Os políticos afirmam, ainda, que os 5.570 prefeitos brasileiros estão empreendendo esforços para que os excluídos possam superar a situação de vulnerabilidade, com a adoção de políticas públicas em várias áreas, como educação, saúde, habitação e saneamento, além de medidas que contribuam para a reversão da atual crise climática global.

“Atendendo ao chamado da Encíclica, reconhecemos que o momento é de extrema gravidade e requer a conquista de consciências e uma mudança que não é apenas tecnológica, mas de concepção da forma de viver”, declaram. Hoje, eles participam do simpósio Prosperidade, Pessoas e Planeta: Alcançando o Desenvolvimento Sustentável em Nossas Cidades.

O papa Francisco agradeceu a presença de todos os prefeitos e disse que sem o engajamento de todos não haverá avanço na integração entre o ambiente natural e social. Pouco mais de um mês após o lançamento da Encíclica, o encontro serviu para reunir líderes mais próximos da população para auxiliar na construção de diretrizes concretas para a 21ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP 21), que ocorrerá em dezembro deste ano, em Paris.

Participação - O prefeito ACM Neto destaca a importância da participação dos municípios na defesa do meio ambiente. Para ele, a sustentabilidade e, acima de tudo, a inclusão social são temas fundamentais para o desenvolvimento global. “Se, por um lado, o papa tem um apelo global, as práticas públicas acontecem nas cidades. É ali onde, de fato, a gente pode transformar a realidade. Por isso, é fundamental a participação do prefeito. E o papa, com sua liderança, conseguiu trazer todos nós”, ressaltou Neto. (as informações do Correio)

Nenhum comentário:

Postar um comentário