Os baianos estão usando mais os aeroportos regionais para voos pelo estado e para outras regiões do país. Somente em Barreiras, na região oeste, o movimento de passageiros aumentou 30% no primeiro trimestre em relação ao mesmo período no ano passado. Para atender a demanda crescente, pelo menos, 20 dos 82 terminais regionais devem receber investimentos de R$ 800 milhões nos próximos cinco anos. O investimento está previsto dentro do Plano Aeroviário do Estado da Bahia, a ser apresentado oficialmente nesta terça-feira, 28, durante seminário em Salvador, na sede da Secretaria de Infraestrutura (Seinfra), órgão que administra os terminais regionais.
Graças aos estudos que foram iniciados há quatro anos, a Diretoria de Terminais e Aeroportos da Seinfra pôde definir, por exemplo, quantos aeroportos precisarão ser totalmente reconstruídos, com desativação dos espaços onde funcionam atualmente. É o caso do aeroporto de Vitória da Conquista, cujas obras do novo aeroporto já estão adiantadas, dotando o equipamento agora para receber aeronaves maiores, como boeings com capacidade para transportar até 189 passageiros.
Novos aeroportos - Receberão ainda novos aeroportos os municípios de Senhor do Bonfim, Bom Jesus da Lapa, Porto Seguro e Maraú, além de Ilhéus que, assim como Salvador, é gerido pela Infraero. No caso da capital, a construção da segunda pista será feita já no modelo de concessão, anunciado no mês passado pelo governo federal. O Plano Aeroviário avalia as condições e projeta necessidades, até 2033, para todos os aeroportos e aeródromos regionais geridos pelo governo baiano. São considerados aeródromos os equipamentos que não possuem atividade comercial, ou seja, não contam com voos regulares e terminais de passageiros.
Para 14 aeródromos, o Plano prevê, a depender de cada caso, reformas nos terminais de passageiros e nos sistemas de iluminação pública, nova sinalização, ampliação de pista de pouso e decolagem, além da construção de vias de acesso e de pátio de estacionamento. Em alguns casos, as intervenções preveem inclusive criar as condições para a atividade comercial. "O aeroporto de Guanambi, por exemplo, deve ser o próximo a operar com voos regulares, ainda este ano", adianta o secretário de Infraestrutura, Marcus Cavalcanti. "Melhorias também estão previstas para as pistas de pouso, em locais como Formosa do Rio Preto, Prado e Belmonte", completa
Mais urgentes - O secretário acredita que, com a elaboração do plano, considerado pioneiro no país, o governo baiano terá mais condições de obter sucesso nos pleitos junto à Secretaria da Aviação Civil. "Só pelo diagnóstico prévio, já conseguimos avançar". De acordo com Cavalcanti, devem ser ainda contratadas, até o final do ano que vem, as obras mais urgentes nos aeroportos de Barreiras, orçadas em R$ 60 milhões, Lençóis (25 milhões), Teixeira de Freitas (50 milhões), além de Feira de Santana (R$ 150 milhões). Para o aeroporto de Feira, que passou a operar comercialmente no segundo semestre de 2014, está prevista até a construção de um terminal de cargas. "Maior entrocametno rodoviário do Nordeste, a região possui fábricas de produtos farmacêuticos e eletroeletrônicos portáteis, de alto valor agregado e menor peso, ideais para o transporte por avião", explica. (As informações do A Tarde)
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