domingo, 14 de fevereiro de 2010

CARNAVAL 2010: MINISTRA DILMA VISITA TERREIRO NA LADEIRA DO CURUZU


A ministra da Casa Civil, Dilma Roussef, visitou a Ladeira do Curuzu e assistiu à saída do Ilê Aiyê na noite deste sábado (13), acompanhada do governador Jaques Wagner.

O primeiro local que a pré-candidata à presidência visitou foi a casa de Mãe Hilda do Curuzu, famosa mãe de santo, que faleceu em setembro de 2009 e faz parte da tradição do Ilê. Este é o primeiro ano que o bloco afro desfila sem a benção de Mãe Hilda.

Vestida com as cores do Ilê, a ministra conheceu a 'Deusa do Ébano', Gisele da Silva Santos, e explicou sua visita. “Pedi ao Jaques [Wagner] que me trouxesse aqui no Ilê, que é a verdadeira matriz da cultura negra. Estava curiosa para saber o significado do nome do Ilê, que quer dizer ‘casa grande’”, afirmou Dilma.

A ministra também aproveitou a visita para recarregar as energias. “Subir esta ladeira deve ser uma dificuldade... Mas aqui você sente suas energias recarregadas de fato”. “Você está linda, a perda de Mãe Hilda deve ter sido uma tristeza muito grande”, disse a ministra a Gisele Santos.

Este ano, o Ilê afz uma homenagem a Pernambuco. O ator Lázaro Ramos, que também está no Curuzu, é outro homenageado. O Ilê desfila novamente na segunda-feira, no circuito Osmar (Campo Grande). Na terça, cortejo deve sair da rua Chile, seguir pela Praça Castro Alves e pela rua Carlos Gomes. Milhares de pessoas acompanham a saída do Ilê. (as informações são do G1)

Nenhum comentário:

Postar um comentário