Os baianos que desejem visitar os Estados Unidos ainda vão precisar se dirigir às cidades do Rio de Janeiro, Brasília, São Paulo ou Recife para solicitar o visto de entrada no país. Em reunião realizada nesta segunda, 30, com o prefeito João Henrique e a representante Especial de Ações Intergovernamentais Globais do Departamento de Estado Norte-Americano, Reta Jo Lewis, foi explicado que a cidade de Salvador não poderá emitir os vistos.
De acordo com a representante do governo norte-americano, para viabilizar a retirada do documento é necessário que tramite, no Congresso Americano, uma lei que possibilite outro estado integrante de país estrangeiro o procedimento. “O presidente Barack Obama vai autorizar a contratação de mais funcionários nos consulados já existentes no Brasil para agilizar a retirada do visto”, acrescentou Lewis.
No encontro, realizado na sede da prefeitura, Reta Jo Lewis confirmou a parceria entre Estados Unidos e Salvador para auxiliar na realização de grandes eventos, como a Copa de 2014, além da possibilidades de intercâmbio cultural e de investimentos privados com as cidades de Atlanta, Filadélfia e Los Angeles.
No entanto, ainda não há previsão de quando os procedimentos para a emissão de autorização de entrada nos EUA poderão ser realizados em Salvador. “Esse acordo, firmado pelos presidentes Dilma e Obama, foi muito importante. É mais uma possibilidade de parceria entre os países e vai agilizar o processo burocrático", garante. (As informações do A Tarde)
Nenhum comentário:
Postar um comentário