sexta-feira, 13 de maio de 2016

PREFEITURA DE CANDEIAS ENVIA PROJETO PARA ACABAR CO 'PRAINHA' E CONSTRUIR PORTO NO LOCAL

Os visitantes e a população de Candeias e Ilha de Maré vão fazer manifestação contra o projeto de lei que o prefeito Sargento Francisco (PSD) enviou à Câmara de Vereadores, para alterar o Plano Diretor do Município (Lei nº 924/2015) que estabeleceu a preservação ambiental na localidade conhecida como “Prainha”, na Baía de Aratu. A proposta pretende acabar com a “Prainha”, permitindo a construção de um porto exatamente no local, mesmo existindo outras áreas na região que poderiam receber a construção do equipamento sem afetar o balneário.

O projeto de lei em questão pretende acabar com a proteção ambiental da área instituída pelo Plano Diretor de Desenvolvimento Urbano em vigor, excluindo da referida lei o trecho que determina que “nesta zona, deverá ser preservada a integridade ambiental da chamada 'Prainha', já incorporada ao contexto cultural e de lazer, e consolidada como balneário da região”. Fontes ouvidas pelo site garantem que as alterações propostas no projeto foram uma exigência do senador Otto Alencar (PSD), líder estadual do partido de Sargento Francisco e umbilicalmente ligado à Odebrecht.

Técnicos do Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema), que recentemente consideraram a “Prainha” como área de proteção ambiental (veja aqui), garantem que não se subordinarão às pressões políticas e manterão a preservação da região. O governador do Estado, Rui Costa (PT), tem sido sempre sensível às reivindicações das comunidades e usuários da “Prainha” e garantiu através da Superintendência de Desenvolvimento Industrial e Comercial (Sudic) a sua preservação, por meio de projeto de lei enviado à Assembleia Legislativa da Bahia. (As informações do BN)

Um comentário:

  1. Candeias, a cidade da vergonha e de políticos corruptos, ignorantes e analfabetos a começar pelos prefeitos. Notícia Absurda!

    ResponderExcluir