quarta-feira, 25 de maio de 2016

QUATRO SECRETÁRIOS DEVEM PEDIR EXONERAÇÃO APOSTANDO EM DISPUTA MAJORITÁRIA EM SALVADOR

Pelo menos quatro secretários municipais de Salvador devem ser exonerados até o próximo dia 2 de junho, prazo máximo para desincompatibilização para candidaturas nas eleições majoritárias de outubro: Bruno Reis (PMDB), Guilherme Bellintani (DEM), Luiz Carreira (PV) e Silvio Pinheiro (PSDB). Porém, em conversas reservadas, alguns nomes aparecem com menos força na disputa pela eventual vaga de vice caso o prefeito ACM Neto (DEM) opte por tentar a reeleição. Correligionário do prefeito – e em viagem para os Estados Unidos com o gestor -, Bellintani só seria alçado a uma candidatura majoritária na vaga do próprio ACM Neto, caso haja uma desistência na disputa.

A situação, que foi cogitada em mais de uma oportunidade pelo prefeito, está próxima de ser descartada após o gestor da capital baiana ficar mais próximo do círculo de decisão do Palácio do Planalto, com a ascensão de Michel Temer à presidência após a admissibilidade do impeachment da presidente Dilma Rousseff. A possível inviabilidade econômica da prefeitura, caso Dilma permanecesse no poder, estaria então descartada por ACM Neto. Já Pinheiro é considerado dúvida por uma tendência de inviabilidade política. Dentro do PSDB, o tucano não teria amealhado, a pouco mais de uma semana para o prazo limite, apoios suficientes para que o partido reivindique a vaga – isso sem contar a ascendência do grupo ligado ao ministro Geddel Vieira Lima, que declarou publicamente que o PMDB vai lutar para indicar a vice de ACM Neto – ponto favorável à indicação de Bruno Reis.

Neste cenário, apesar da eventual exoneração, Bellintani e Pinheiro estariam fora das secretarias como possibilidades abertas para a decisão final do prefeito, programada para acontecer após o São João. Outro nome, até então considerado, estaria fora da disputa: Fábio Mota, que apesar do bom trânsito com o PMDB, não estaria na lista de exonerados até o dia 2 de junho. Em público, todavia, nenhum dos postulantes, inclusive o próprio ACM Neto, falam sobre o assunto. (As informações do BN)

Nenhum comentário:

Postar um comentário