A Tocha Olímpica chega nesta terça-feira (24) a Salvador, depois de passar por 19 cidades baianas. A Tocha percorrerá um caminho de 35 km de extensão, divido em três techos: "Histórico", "Litorâneo" e "Celebração". O símbolo passará pelas mãos de 153 condutores e causará interdições no tráfego. As atividades do Elevador Lacerda, em Salvador, serão suspensas por um período de 12h. O serviço foi interrompido às 23h de segunda-feira (23) e só será retornando às 11h desta terça. Durante o período, os usuários têm como alternativa de transporte entre a Cidade Baixa e a Cidade Alta o Plano Inclinado Pilar, que funciona das 7h às 19h, com tarifa gratuita.
O início do percurso da Tocha, marcado para 9h30 (horário de Brasília), será no Largo do Pelourinho, em frente à Fundação Casa de Jorge Amado, ao som da banda de percussão Olodum. Pela manhã, a passagem do símbolo olímpico provocará a interdição progressiva do tráfego do Pelourinho ao Largo do Bonfim. A cantora Daniela Mercury vai abrir o revezamento da tocha, no Pelourinho. À noite, ela também vai se apresentar no Farol da Barra, em show que vai encerrar a passagem da tocha olímpica por Salvador. A banda Jammil é a primeira a subir no palco, às 16h30, em seguida é a vez da banda Jota Quest e DJs.
Da Casa de Jorge Amado, no Pelourinho, a Tocha segue pela Rua Alfredo de Brito, Rua das Portas do Carmo, Terreiro de Jesus, Praça da Sé, Rua da Misericórdia, Praça Municipal, Rua Chile, Praça Castro Alves, Ladeira da Montanha, Ladeira da Conceição da Praia, Rua Conceição da Praia.
Ainda pela manhã, a Tocha descerá pelo Elevador Lacerda de rapel, chegando ao Mercado Modelo e passando pela Rua da Bélgica, Rua Miguel Calmon, Praça Riachuelo, Av. Jequitaia, Largo da Calçada, Rua Fernandes Vieira, Rua José Martins Tourinho, Largo dos Mares, Av. Fernandes da Cunha, Largo de Roma, Av. Luiz Tarquinio, Largo da Boa Viagem, Rua da Boa Viagem, Rua Rio São Francisco, entre a Rua Boa Viagem e a Rua Rio Paraguaçu, Rua Rio Paraguaçu, Rua da Imperatriz, Baixa do Bonfim, Ladeira do Bonfim, até o Largo do Bonfim.
Segundo trecho - À tarde, a Tocha Olímpica passa pelo trecho Litorâneo e promoverá bloqueio progressivo do tráfego, a partir das 13h30, da Av. Paralela, ao bairro da Pituba. O percurso da tocha segue na via marginal à Av. Paralela, no sentido aeroporto, com saída nas proximidades da Loja Ferreira Costa, seguindo pela Av. Orlando Gomes, Av. Octávio Mangabeira, Rua Carimbamba, Av. Octávio Mangabeira, Rua Fernando Menezes de Góes, até a Av. Manoel Dias da Silva, onde tomará apenas duas faixas à esquerda até a Rua Goiás. Nesse trecho da Av. Manoel Dias, o tráfego será liberado nas duas faixas da direita. A partir da Rua Goiás, os veículos desviarão para a Rua Amazonas, retornando à Manoel Dias pela Rua Maranhão.
Terceiro trecho - No final da tarde, o símbolo olímpico passa pelo terceiro trecho e interditará progressivamente o tráfego, do Dique do Tororó ao Farol da Barra. As alterações no trânsito nessa região começam as 17h30. As vias interditadas serão a Av. Presidente Costa e Silva, em torno do Dique, com saída nas imediações da Arena Fonte Nova, Praça Dr. João Mangabeira, Av. Centenário, Rua Airosa Galvão, até o Farol da Barra, onde ficará a Praça de Celebração, local dos shows artísticos relacionados ao evento de revezamento da Tocha. Ali, acontecerá o acendimento da Pira, que vai durar cerca de 30 minutos. Um dos momentos mais esperados da celebração acontece ainda no Dique do Tororó, quando um dos condutores vai atravessar a lagoa artificial em um Single Skiff (barco utilizado em competições de remo), navegando entre os as esculturas que homenageiam os orixás.
Por conta da passagem da tocha, na Barra, é proibido estacionar de 5h de terça (24), às 2h do dia seguinte na Rua Marquês de Caravelas, entre a Av. Oceânica e a Av. Almirante Marques de Leão, e na Rua Airosa Galvão. Circulação de veículos e estacionamento serão proibidos também na Av. Sete de Setembro, entre a Rua Afonso Celso e o Largo do Farol e na Av. Oceânica, do Farol da Barra até a Rua José Sátiro de Oliveira.
Ônibus - A Secretaria Municipal de Mobilidade (Semob) preparou esquema especial de transporte para o revezamento da tocha. Será alterado o horário final de atendimento de 52 linhas que atendem à região da festa e ficarão disponíveis seis veículos extras da frota reguladora. Os ônibus estarão disponíveis das 20h até 1h, na Estação da Lapa. Ainda devido às comemorações, as linhas que operam no local na Rua Alfonso Celso sofrerão mudanças de itinerário. Os coletivos provenientes do Corredor da Vitória com destino Barra seguirão pelo Largo da Vitória, Rua da Graça, Rua Euclides da Cunha, Rua Beirute, Avenida Centenário e, a partir desse ponto, retomam o trajeto habitual.
Já as linhas provenientes da Avenida Princesa Izabel com destino Barra passarão pela Avenida Princesa Izabel, Ladeira da Barra, Largo da Vitória, Av. Euclides da Cunha, Rua Beirute, Av. Centenário e, a partir desse ponto, retomam o trajeto habitual. Já a linha “Estação da Lapa - Barra (0137)” deverá sair da Lapa, seguir pelo Politeama, Campo Grande, Vele do Canela, Av. Princesa Isabel, Porto da Barra, Ladeira da Barra, Largo da Vitória, Rua da Graça, Av. Euclides da Cunha, Rua Padre Feijó, Campo Grande e, a partir desse ponto, retomam o trajeto habitual. (As informações do G1)
Nenhum comentário:
Postar um comentário