Quatro monumentos antigos do Recôncavo baiano terão as obras de restauração iniciadas nas próximas semanas, em um investimento de aproximadamente R$ 13,5 milhões. Nos últimos dias, o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) concluiu a licitação e assinou contrato com as empresas vencedoras da concorrência para revitalizar dois bens tombados em Itaparica e outros dois em Santo Amaro da Purificação.
O mais antigo deles está na cidade da Ilha: a Igreja de São Lourenço, construída em 1610, alvo de um dos maiores roubos de arte sacra da Bahia em 2010, quando foram levadas 34 peças, todas elas raras. Em Itaparica, será ainda restaurada a Igreja Matriz do Santíssimo Sacramento, concluída em 1742.
Roda da história
Em Santo Amaro, a lista do Iphan inclui a imponente Casa de Câmara e Cadeira, inaugurada em 1769 e situada na cabeceira da Praça da Purificação. Além do belo prédio em estilo colonial, com sua longa torre sineira, o monumento possui um rico acervo, com retratos a óleo de Dom Pedro I e Dom Pedro II. Na cidade, a Igreja do Amparo, do século XIX, também passará por restauração. (As informações do Correio)
Nenhum comentário:
Postar um comentário