sexta-feira, 25 de agosto de 2017

NÚMERO DE MORTOS EM NAUFRÁGIO DE LANCHA EM MARGRANDE CAI PARA 18

O número de mortes no naufrágio em Mar Grande foi atualizado para 18, segundo informação do Departamento de Polícia Técnica (DPT). Nove estão no Instituto Médico Legal de Santo Antônio de Jesus, 5 no de Salvador e 4 ainda serão encaminhados para algum IML. Inicialmente, a informação era de que 23 pessoas haviam morrido.

As vítimas com vida começaram a chegar no Terminal Marítimo do Comércio por volta das 9h30. No total, 34 vítimas foram atendidas no local. Elas foram colocadas dentro de ambulâncias do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). No terminal, três ambulâncias do Samu e uma do Corpo de Bombeiros prestaram socorro às vítimas. Além desses sobreviventes, uma paciente foi resgatada pelo helicóptero do Grupamento Aéreo da Polícia Militar (Graer). No início da tarde, mais de 100 pessoas já haviam sido resgatadas.

A Secretaria da Saúde do Estado (Sesab) informou que, até as 11h30, 70 resgatados foram levados para a UPA de Mar Grande e outros 15 deram entrada no Hospital Geral de Itaparica. Destes, dois foram conduzidos para o Hospital do Subúrbio e um para o Hospital Geral do Estado, ambos em Salvador. O estado de saúde das vítimas ainda não foi informado.

Segundo o coronel Francisco Luiz Telles, comandante geral do Corpo de Bombeiros, os mergulhadores vistoriaram a embarcação e não há mais nenhum corpo dentro ou ao redor. "Nós continuaremos durante todo o dia com todas as nossas equipes, inclusive as que estão se deslocando do interior do estado para, mobilizados, fazer o máximo que puder ser feito", explicou Telles.

Ainda segundo o oficial, a operação de resgate não foi finalizada. "O mar tem corrente e pode ocorrer de levar corpos. As equipes continuam mobilizadas e vamos continuar o trabalho", completou Telles.

O acidente
A lancha da Asssociação de Transportadores Maritímos da Bahia (Astramab) naufragou por volta dads 7h, pouco depois de sair do terminal de Mar Grande, na Ilha de Itaparica, a caminho de Salvador. A Cavalo Marinho I tinha capacidade para transportar 162 passageiros e transportava, segundo a Marinha e Astramab, 129 passageiros e 4 tripulantes no momento em que virou.

Três navios da Base Naval de Aratu e três lanchas da Capitania dos Portos foram deslocados para o local do naufrágio para auxiliar nas buscas. "Nós recebemos um chamado de emergência via rádio por volta das 8h e, em seguida, mandamos três embarcações de resgate, imediatamente. Três navios da base, com médico a bordo e todo aparato para dar socorro, está a caminho. Também acionamos outros órgãos como o Graer, Samu e Bombeiros", disse o capitão-tenente da Marinha, Fernando Jeann Tôrres Araújo.

O Grupamento Aéreo (Graer) da Polícia Militar e a 5ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM/Ilha de Vera Cruz) está atuando em apoio às vítimas do naufrágio. Às 9h, um helicóptero do Graer transportou uma das vítimas direto para o Hospital do Subúrbio, em Salvador.

Em seguida, a aeronave retornou para dar apoio às demais vítimas. A 5ª CIPM também já prestou socorro a alguns dos naufrágos para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Mar Grande e para o Hospital Geral de Itaparica. (As informações do Correio)

Nenhum comentário:

Postar um comentário