quinta-feira, 24 de agosto de 2017

SOBE PARA 23 NÚMERO DE MORTOS EM NAUFRÁGIO DE LANCHA EM MAR GRANDE

A Marinha resgatou 22 passageiros mortos no naufrágio em Mar Grande, na Ilha de Itaparica, na manhã desta quinta-feira (24). Ao CORREIO, por telefone, o tenente Fernando Araújo contou que há 17 corpos em Mar Grande e 5 em Salvador. A Prefeitura de Salvador confirmou a morte de um bebê no Terminal Marítimo de Salvador que havia sido resgatado com vida do naufrágio, elevando para 23 o número de mortos na tragédia da Baía de Todos os Santos.

As vítimas com vida começaram a chegar em Salvador por volta das 9h30. No total, 34 vítimas foram atendidas no Terminal Marítimo. Elas foram colocadas dentro de ambulâncias do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). No local, três ambulâncias do Samu e uma do Corpo de Bombeiros prestaram socorro às vítimas. Além desses sobreviventes, uma paciente foi resgatada pelo helicóptero do Grupamento Aéreo da Polícia Militar (Graer). No início da tarde, mais de 100 pessoas já haviam sido resgatadas.

A Secretaria Estadual da Saúde (Sesab) informou que, até 11h30, 70 resgatados foram levados para a UPA de Mar Grande e outros 15 deram entrada no Hospital Geral de Itaparica. Destes, dois foram conduzidos para o Hospital do Subúrbio e um para o Hospital Geral do Estado. O estado de saúde das vítimas ainda não foi informado.

Segundo o coronel Telles, comandante geral do Corpo de Bombeiros, os mergulhadores vistoriaram a embarcação e não há mais nenhum corpo dentro ou ao redor. "Nós continuaremos durante todo o dia com todas as nossas equipes, inclusive as que estão se deslocando do interior do estado para, mobilizados, fazer o máximo que puder ser feito", explicou Telles.

Ainda de acordo com o comandante geral dos Bombeiros, a operação de resgate não foi finalizada. "O mar tem corrente e pode ocorrer de levar corpos. As equipes continuam mobilizadas e vamos continuar o trabalho", completou Telles.

O acidente
A lancha da Asssociação de Transportadores Maritímos da Bahia (Astramab) naufragou por volta dads 7h, pouco depois de sair do terminal de Mar Grande, na Ilha de Itaparica, a caminho de Salvador. A lancha Cavalo Marinho I tinha capacidade para transportar 162 passageiros e transportava, segundo a Marinha e Astramab, 129 passageiros e 4 tripulantes no momento em que virou.

Três navios da Base Naval de Aratu e três lanchas da Capitania dos Portos foram deslocados para o local do naufrágio para auxiliar nas buscas. "Nós recebemos um chamado de emergência via rádio por volta das 8h e, em seguida, mandamos três embarcações de resgate imediatamente. Três navios da base com médico a bordo e todo aparato para dar socorro está a caminho. Também acionamos outros órgãos como o Graer, Samu e Bombeiros", disse o capitão-tenente da Marinha, Fernando Jeann Tôrres Araújo. (As informações do Correio)

Nenhum comentário:

Postar um comentário