quarta-feira, 20 de dezembro de 2017

IPVA 2018 TEM REDUÇÃO MÉDIA DE 3%

Os motoristas baianos vão pagar menos pelo licenciamento de veículos em 2018. A Secretaria da Fazenda do Estado (Sefaz-Ba) anunciou, na tarde desta quarta-feira, 20, a redução média de 3% no valor do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA). A comparação é feita com a cobrança efetuada em 2017 (confira o cronograma abaixo).

De acordo com a tabela, a maior redução registrada é para os caminhões, com queda de 6,8%. Já para automóveis, a queda é de 3,7%, o das motos, de 2,25%, o de ônibus e micro-ônibus, de 4,36%, e o de veículos utilitários, de 3,82%.

Segundo a Sefaz, a queda nos valores do IPVA ocorre em virtude da desvalorização da frota de automóveis no estado. A pesquisa foi realizada pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe), com base nos preços praticados em outubro de 2017.

Descontos
A tabela traz descontos para quem pagar o imposto antecipadamente. O prazo final para o pagamento do tributo com 10% de desconto, em cota única, é 7 de fevereiro.

Existe ainda a opção de pagamento com 5% de desconto para quem fizer a quitação do valor integral do imposto no dia do vencimento da primeira das três cotas do parcelamento padrão, data que varia conforme o número final da placa do veículo.

Parcelar o imposto em três vezes é outra opção para os proprietários de veículos. Para isso, basta observar a data de vencimento da primeira cota na tabela, de acordo com o número final da placa.

O pagamento pode ser feito em qualquer agência do Banco do Brasil, Bradesco ou Bancoob, com apresentação do número do Renavam.

Isenção
Estão isentos do pagamento do IPVA os veículos de empresas concessionárias de serviço público de transporte coletivo, aqueles com mais de 15 anos de fabricação, veículos terrestres com motor de potência inferior a 50 cilindradas e embarcações com motor de potência inferior a 25 HP. (As informações do A Tarde)

Nenhum comentário:

Postar um comentário