domingo, 28 de outubro de 2018

PESQUISAS MOSTRAM BOLSONARO À FRENTE

As pesquisas de intenção de voto divulgadas ontem pelos dois principais institutos do país – o Ibope e o Datafolha – indicam a vitória do deputado Jair Bolsonaro (PSL) sobre o ex-prefeito de São Paulo Fernando Haddad (PT), na disputa pela Presidência da República.

Um dia antes de os pouco mais de 147 milhões de eleitores brasileiros irem às urnas para votar, os dois levantamentos mostram Jair Bolsonaro com vantagem em relação a Fernando Haddad acima da margem de erro dos levantamentos.

Outros dois pontos em comum nas pesquisas é que elas apresentam o candidato do PSL como o que tem o maior número de eleitores decididos a votar nele e o petista Fernando Haddad com índices de rejeição maiores que os do seu adversário.

Ibope
De acordo com a pesquisa realizada pelo Ibope Inteligência, Jair Bolsonaro tem 54% dos votos válidos, contra 46% de Fernando Haddad. Os votos válidos são calculados retirando o percentual de eleitores que indicam a intenção de votar brancos e nulos, ou que ainda não se decidiram. É a mesma metodologia utilizada pela Justiça Eleitoral para definir o resultado do pleito, quando são excluídos o total de eleitores que não votaram em nenhum candidato, ou não compareceram para votar.

No cálculo dos votos totais, Bolsonaro aparece com 47%, enquanto Fernando Haddad tem 41%, outros 10% indicam a intenção de votar branco ou nulo e 2% ainda não se decidiram.

O Ibope questionou os eleitores em relação ao nível de certeza quanto ao voto nos candidatos e em relação à rejeição a eles. Jair Bolsonaro foi apontado como o candidato em que 39% dos eleitores com certeza votarão, enquanto 10% indicam que podem votar nele. A rejeição ao candidato atinge 39%.

Em relação a Fernando Haddad, 33% dos eleitores afirmam que com certeza votarão nele, outros 12% dizem que poderiam votar, enquanto 44% afirmam que não votariam nele.

A margem de erro da pesquisa é de 2 pontos percentuais. Foram entrevistados 3.010 eleitores anteontem e ontem. O levantamento contratado pela TV Globo e o jornal O Estado de São Paulo tem margem de confiança de 95%, o que significa que os resultados retratam a realidade em 95% dos casos.

Datafolha
De acordo com os números do Datafolha, a vantagem de Jair Bolsonaro sobre Fernando Haddad é de 10 pontos percentuais. O militar da reserva aparece com 55% das intenções de voto, enquanto o ex-prefeito de São Paulo soma 45% das intenções.

No cálculo dos votos totais, Bolsonaro aparece com 47%, Haddad com 39%, enquanto os eleitores que disseram ter a intenção de votar em branco ou nulo representam 8% do total e outros 5% não souberam responder, ou preferiram não opinar.

A certeza em relação ao voto no militar da reserva representa 46% do eleitorado, enquanto outros 8% indicam que poderiam votar nele e 45% responderam que não votariam de jeito nenhum.

Em relação ao candidato petista, a certeza em relação ao voto representa 38% do total do eleitorado, enquanto outros 9% indicam que poderiam votar nele. A rejeição a Fernando Haddad atinge 52% do total de eleitores.

O Datafolha questionou os eleitores ainda em relação à certeza de voto. Entre os eleitores de Bolsonaro, o nível de certeza é de 94%, enquanto 93% dos que pretedem votar em Haddad indicaram que a decisão é definitiva.

A pesquisa Datafolha foi contratada pela TV Globo e a Folha de S. Paulo. O levantamento foi realizado anteontem e ontem com 18 mil eleitores em 340 municípios. (As informações das Agências)

Nenhum comentário:

Postar um comentário