terça-feira, 10 de março de 2009

DUAS CIDADES BAIANAS RECUPERAM O ÍNDICE DE QUALIDADE EM EDUCAÇÃO

Duas pequenas cidades no interior da Bahia superara as metas do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), divulgou o Ministério da Educação nesta terça-feira (11). A formação de professores foi fundamental para o salto de qualidade, relataram os gestores municipais ao MEC.

Em Condeúba, a cerca de 600 quilômetros de Salvador, o Ideb passou de 3,8 para 4,7 nas séries iniciais do ensino fundamental, alcançando a meta para 2011. A cidade tem 52 escolas de ensino fundamental e três creches.

Segundo o MEC, o secretário de educação, Adão Pereira, afirmou que a prefeitura resolveu investir na formação superior dos professores da rede. Para qualificar os docentes, a secretaria ofereceu bolsas de estudo que cobrem de 60% a 100% das mensalidades de cursos superiores em instituições de ensino privadas.

Em Mortugaba, a 700 quilômetros da capital baiana, a solução foi parecida. “Em 2005, todos os professores só tinham o magistério”, conta a secretária de educação, Elite Cerqueira. No município, o Ideb cresceu de 4,3 para 4,7. São 37 escolas de ensino fundamental e uma creche.

Em Salvador, cerca de 300 secretários municipais estão reunidos até sexta-feira 13) com técnicos do MEC, para conhecer e discutir a melhoria da educação básica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário