domingo, 15 de março de 2009

OBRAS DO PAC ESTÃO PARALIZADAS NA BAHIA

O Contorno ferroviário de São Félix-Cachoeira, obra do Programa de Aceleração do Crescimento iniciada em outubro de 2006, consta como “Obra em andamento” no balanço de dois anos do PAC, de fevereiro deste ano.

Mas em visita ao canteiro de obras, na cidade de São Félix, o que se constata é a obra totalmente parada. Apesar de ser a menina dos olhos do segundo mandato do presidente Lula e principal aposta do governo para alavancar a candidatura da provável postulante à sucessão do petista, a ministra Dilma Rousseff (Casa Civil), o PAC, que prevê investimento total na Bahia de R$ 24,7 bilhões até 2010 e R$ 3 bilhões pós 2010, esbarra em irregularidades, pendências judiciais e ambientais.

Tudo isso, somado à baixa execução orçamentária, desperta dúvidas e questionamentos, sobretudo da oposição, quanto à capacidade do programa de aplicar, de fato, todo esse montante nas prometidas obras de infraestrutura, logística, habitação e saneamento.

No caso do contorno ferroviário, passado um ano e oito meses do embargo pelo Tribunal de Contas da União (TCU), em agosto de 2007, o caso permanece sem solução. O órgão determinou ao Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) a suspensão da obra tocada pela construtora Queiroz Galvão por indícios de irregularidades, ausência de fiscalização e de licença ambiental, além de pagamentos de serviços não-realizados e deficiência do projeto.
As informações são do jornal A Tarde.

Nenhum comentário:

Postar um comentário