A partir deste domingo (5), o Centro Histórico será palco para as comemorações da Semana Santa na capital baiana. Os festejos se estendem até o dia 12 de abril com uma programação diversificada nas dezenove igrejas do bairro e nas ruas do Pelourinho.
Confira a programação completa
Domingo de Ramos (05 de abril)
Uma caminhada do Campo Grande à Praça Municipal marcará os festejos do Domingo de Ramos, a partir das 9h.
Em frente ao Teatro Castro Alves será montada uma estrutura móvel para as encenações do fato bíblico que é revivido pelos católicos, e para bênção. Essas cenas, como a entrada de Jesus em Jerusalém, poderão ser assistidas ao longo do percurso. Na chegada à Praça Municipal, será realizada a missa em altar armado nas escadarias do Palácio Tomé de Souza.
Segunda, Terça e Quarta Santa (6, 7 e 8 de abril)
Nestes dias, serão programadas exposição de Santas Ceias e apresentação da Paixão Virtual no térreo do Palácio Arquiepiscopal, na Praça da Sé. O destaque serão as programações paralelas das igrejas do Centro Histórico, que incluem concertos sinfônicos barrocos.
Quinta-feira Santa (09 de abril)
Pela manhã, na Catedral Basílica, acontece a Missa dos Santos Óleos com o Coral Barroco da Bahia. À noite, também na Catedral, será realizado o Lava pés, uma repetição da ação de Jesus perante seus discípulos. A seguir, acontece a Missa da Instituição da Eucaristia. Após a celebração, no Terreiro de Jesus, haverá a representação teatral dos fatos bíblicos relembrados pela liturgia da celebração que aconteceu dentro da Catedral. Duas cenas serão interpretadas: o lava pés e a instituição da Eucaristia.
Sexta-feira da Paixão (10 de abril)
Salvador celebra a Sexta Feira da Paixão com a tradicional procissão que sai da Ordem Terceira do Carmo até a Catedral Basílica, depois segue até a Praça Municipal, retornando à Catedral. Este ano, o Cortejo do Senhor Morto será acompanhado pelos tambores da Banda Didá. A encenação da crucificação de Jesus Cristo, no Largo do Carmo, será o ponto inicial da procissão, que segue até a Praça Municipal, onde o Cardeal vai proferir, das escadarias do Palácio Tomé de Souza, o Sermão da Paixão.
Sábado de Aleluia (11 de abril)
É o momento do anúncio da Ressurreição. No Terreiro de Jesus, o cardeal Dom Geraldo Majella dará as bênçãos do fogo e da água (haverá uma enorme fogueira montada no local). A Vigília Pascal será celebrada, a partir das 20h, na Catedral Basílica e, após a celebração, haverá a encenação da aparição do anjo e da ressurreição de Jesus Cristo em palco montado na área externa, em frente à Faculdade de Medicina da UFBA.
Domingo de Páscoa (12 de abril)
Missa na Catedral Basílica, a partir das 10h da manhã, encerra as comemorações da Santa Semana em Salvador.
Nenhum comentário:
Postar um comentário