Após alerta epidemiológico dado pelo Ministério da Saúde, com a notificação de suspeita de surto de sarampo na Argentina, a Secretaria Estadual da Saúde (Sesab) emitiu um alerta nesta terça-feira (17), para a intensificação da vigilância do sarampo nos portos, aeroportos, fronteiras, hospitais, unidades de saúde públicas e privadas e laboratórios, bem como para a manutenção da vigilância ativa, por meio da notificação imediata de todo caso suspeito da doença para a Sesab ou diretamente às secretarias municipais de Saúde.
A suspeita de surto de sarampo na Argentina ocorreu após a identificação de três casos suspeitos, sendo que duas pessoas que apresentaram a doença tiveram passagem pela África do Sul, país onde o sarampo ainda apresenta comportamento endêmico.
O sarampo é um vírus que atinge principalmente crianças de até 10 anos, cujos principais sintomas são: febre, dores e pintas vermelhas no corpo.
Suspeita de sarampo deve ser notificada à Sesab pelos telefones 3116-0034 e 3116-0041 ou pelo e-mail divep.exantematicas@saude.ba.gov.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário