quarta-feira, 27 de abril de 2011

TETO DA BASÍLICA DA CONCEIÇÃO DA PRAIA AMEAÇA RUIR

A Basílica da Conceição da Praia, no Comércio, um dos mais importantes templos católicos de Salvador, está com o teto sob risco de ruir. No forro da nave central há o maior painel em terceira dimensão da América Latina, com 630 metros quadrados, que traz cenas referentes à Virgem Maria. A obra, de 1773, é do fundador da Escola Bahiana de Pintura, José Joaquim da Rocha, expoente do barroco baiano.

O alerta foi feito pelo pároco da Basílica, Adilton Lopes, durante missa do Domingo de Páscoa e confirmado por membros da Irmandade do Santíssimo Sacramento e Nossa Senhora da Conceição da Praia, proprietária da edificação religiosa.

O relações públicas da irmandade, Walter Moacyr Costa Moura, disse que há algum tempo adverte o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) e o Instituto do Patrimônio Artístico Cultural da Bahia (Ipac) sobre o problema, em busca de soluções para o imóvel. “O que mais nos preocupa é o teto, que já apresenta grande deslocamento das tábuas do painel”, apontou.

Moura diz temer que aconteça à Basílica o mesmo que a outro imóvel da irmandade, contíguo ao templo, que ruiu em abril de 2010. “Só depois que cedeu o Iphan fez escoramento”, disse. (As informações do A Tarde)

Nenhum comentário:

Postar um comentário