quinta-feira, 29 de outubro de 2015

AUMENTA NÚMERO DE DESEMPREGADOS QUE BUSCAM TRABALHO TEMPORÁRIO

Os desempregados estão liderando a busca por um emprego temporário neste final de ano, aponta pesquisa sobre trabalho temporário da Vagas.com. Segundo o levantamento, 66% das pessoas que buscam uma vaga de emprego no final do ano estão fora do mercado de trabalho. No ano passado, o índice era de 55%. Caiu a participação de quem trabalha meio período ou integral e procura por um emprego temporário. Os que trabalhavam em tempo integral eram 20% no ano passado e neste ano são 6%. O grupo que atua em meio período era de 14% e agora é de 7%. Quem nunca trabalhou chega a 21% neste ano ante 11% no ano passado.

"Isso mostra que essa parcela foi afetada diretamente pela crise econômica. Há muito mais gente à procura de uma oportunidade. O emprego temporário deixou de ser visto como alternativa de renda complementar para ser uma real chance de trabalho, de retorno ao mercado de trabalho", conta Rafael Urbano, coordenador da pesquisa na VAGAS.com.

Segundo pesquisa da Federação Nacional dos Sindicatos das Empresas de Recursos Humanos, Trabalho Temporário e Terceirizado (Fenaserhtt) e do Sindicato das Empresas de Prestação de Serviços a Terceiros, Colocação e Administração de Mão de Obra e de Trabalho Temporário no Estado de São Paulo (Sindeprestem), 105 mil temporários devem ser contratados no Brasil até o final do ano, o que representa uma retração de 35% na comparação com 2014, quando foram mais de 163 mil vagas.

O levantamento foi realizado de 29 de setembro a 5 de outubro por meio da base de currículos cadastrados no portal Vagas.com. Dos 1.133 respondentes, 52% são homens e 48% mulheres, com idade média de 26 anos, 71% pertencentes à região Sudeste e 85% ocupando cargos operacionais. (As informações do G1)

Nenhum comentário:

Postar um comentário