quarta-feira, 31 de agosto de 2016

CRESCIMENTO POPULACIONAL NA REGIÃO METROPOLITANA É TRÊS VEZES MAIOR QUE SALVADOR

Quando a supervisora de vendas Daniela Marins, 25, decidiu sair de São Cristóvão, há quatro anos, queria começar a vida com o marido, o técnico em edificações Alexandre Trindade, 29, em um lugar mais tranquilo do que a capital. Escolheu Buraquinho, em Lauro de Freitas, na Região Metropolitana de Salvador (RMS). Foi lá que nasceu a filha do casal, Giovana, hoje com 1 ano.

Como ela, o que não falta é gente fazendo a mesma coisa: deixando Salvador e aumentando a família nas cidades da RMS. Só para dar uma ideia, a taxa de crescimento populacional dos municípios metropolitanos pode chegar ao triplo do observado na capital baiana – caso de Camaçari, por exemplo, com 1,79%, contra 0,58% da capital. Dados do Mapa da Violência colocam quatro cidades da RMS entre as mais violentas do país: Mata de São João, Simões Filho, Pojuca e Lauro de Freitas.

Ao todo, nove municípios da RMS têm índices de crescimento maiores do que os registrados na capital. Lauro de Freitas vêm na quarta posição, com 1,67. Os números fazem parte das estimativas populacionais dos municípios brasileiros, divulgadas ontem pelo IBGE. Uma das novidades é que Salvador perdeu o posto de terceira cidade mais populosa do país.

Desde o ano passado, Brasília já dava sinais de que estava acelerando o ritmo. Assim, somos 2,938 milhões de habitantes, contra 2,977 brasilienses. O caso de Salvador é bem parecido com a situação do Brasil, de uma forma geral, já que o país tem registrado queda na taxa de crescimento.

“Outra questão é a taxa da natalidade, já que nascem cada vez menos crianças, apesar da estimativa de vida (ter aumentado)”, diz o supervisor de disseminação de informações do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), André Urpia. Em Salvador, a taxa de fecundidade é de 1,55 filho para cada mulher. Em Camaçari e em Lauro de Freitas, são, respectivamente, de 1,83 e 1,65. No Brasil, é de 1,94.

Assim, o fato de a capital baiana ter sido ultrapassada por Brasília já estava, inclusive, entre as previsões do órgão de pesquisa desde 2015. No ano passado, quando a população era de 2,92 milhões, a taxa de Salvador era de 0,6%. Brasília, por outro lado, vem com força: são 2,14% de crescimento ao ano por lá. (As informações do Correio)

Nenhum comentário:

Postar um comentário