sexta-feira, 26 de agosto de 2016

PROGRAMAS DE APRENDIZES SÃO FORMA DE INSERÇÃO NO MERCADO; SENAI TEM MAIS DE MIL VAGAS

Conseguir um emprego tem se tornado cada vez mais difícil, porém, para os jovens que estão começando, aprender uma função pode ser mais fácil do que parece. Até o próximo dia 28, 1.134 vagas para menor aprendiz estão abertas na Bahia. As inscrições são feitas pela internet, no endereço www.fieb.org.br/senai. O programa de jovem aprendiz tem o objetivo de inserir estudantes no mercado de trabalho e de estimular as empresas a oferecerem vagas remuneradas com baixa carga horária para jovens entre 14 e 24 anos.

“Por meio do programa, os jovens podem se tornar um funcionário da empresa. No tempo da experiência, a organização consegue desenvolver esse profissional. E se a empresa fizer um trabalho diferenciado, ele pode ser um futuro líder”, afirma Lélian Garrido, coordenadora geral dos grupos de práticas de gestão de pessoas da Associação Brasileira de Recursos Humanos, seção Bahia (ABRH-BA).

O Jovem Aprendiz é um programa do governo federal que aceita jovens que estejam cursando os ensinos fundamental, médio ou cursos técnicos, a depender do perfil desejado pelo empregador. O programa pode durar até dois anos e a carga horária do curso preparatório deve ser equivalente ao período de prática na empresa.

Aprendizado - São diversas as empresas que contratam por esse regime. Jovem aprendiz do setor financeiro do Shopping da Bahia há um ano e 8 meses, Anaize Carvalho conta que a vivência prática e o contato com os profissionais da área são pontos fortes do programa.

Quando resolveu se tornar uma aprendiz, ela estava prestes a se formar e, até então, não havia desempenhado nenhuma função de carteira assinada. Foi exatamente para adquirir experiência que ela se inscreveu na seleção.

“Eu queria me tornar uma profissional mais completa. Hoje sei que, onde quer que eu trabalhe no futuro, vou levar virtudes que aprendi aqui como a boa conduta no trabalho e a ética”, diz. (As informações do Correio)

Nenhum comentário:

Postar um comentário