quarta-feira, 24 de agosto de 2016

PREFEITURA CRIA GRUPOS PARA ANALISAR PEDIDOS DE ISENÇÃO DE IMPOSTOS DE IGREJAS E TERREIROS EM SALVADOR

A liberação do pagamento de tributos municipais, como o Imposto sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana (IPTU) e a Taxa de Lixo, para templos religiosos de qualquer culto será mais rápida. Ontem, a Prefeitura Municipal de Salvador criou um grupo de trabalho, formado por servidores da Secretaria Municipal da Fazenda (Sefaz), para cuidar exclusivamente de analisar os pedidos feitos à pasta.

Para a iyá kekerê Ângela Ferreira, do terreiro do Gantois, a isenção precisa chegar para todos. “Nós pagamos IPTU a vida toda, nossa isenção é recente. Nós já temos a isenção, mas é interessante que ela alcance a todos os terreiros. Eles precisam de uma ajuda para a manutenção e essa isenção já vai facilitar. Que todos fiquem em igualdade de condições”, disse.

Prazo
Conforme o decreto assinado no Palácio Thomé de Sousa diante de líderes religiosos, o grupo de trabalho terá o prazo de 30 dias para estudar o reconhecimento da imunidade constitucional dos templos, além de apresentar propostas para racionalizar os procedimentos administrativos. Tanto a instrução e a decisão dos pleitos deverão ser acompanhadas por meio eletrônico.

A imunidade tributária para os templos religiosos já é constitucional, com base no princípio da liberdade de crença. Mas é ao município que cabe avaliar as documentações e conceder a isenção dos impostos. Segundo a prefeitura, com a burocracia que incide sobre os pedidos, alguns levavam anos para ser avaliados e receber um parecer. É o caso do terreiro Ylê Asé Ogunjá Omitolokara, que fica na Via Regional, em Salvador.

Nenhum comentário:

Postar um comentário