domingo, 28 de agosto de 2016

SUSPENSA POR JANOT, DELAÇÃO DE LÉO PINHEIRO IMPLICA, DILMA, LULA AÉCIO E SERRA

O empreiteiro Léo Pinheiro afirmou a investigadores da Operação Lava Jato que o tríplex no Guarujá (SP) que seria destinado ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva seria abatido das propinas que a OAS tinha que pagar ao PT por obras na Petrobras. De acordo com a revista Veja, a delação de Léo, suspensa pelo procurador-geral da República Rodrigo Janot continha, ainda, informações sobre pagamentos de caixa 2 para a campanha da presidente afastada Dilma Rousseff e citava o senador Aécio Neves (PSDB-MG) e o ministro das Relações Exteriores José Serra (PSDB-SP).

"Ficou acertado que esse apartamento seria abatido dos créditos que o PT tinha a receber por conta de propinas em obras da OAS na Petrobras", disse Pinheiro, sobre conversa com o ex-tesoureiro do PT João Vaccari Neto em 2010. Ainda de acordo com o empreiteiro, a reforma no tríplex, feita pela OAS, não seria cobrada do ex-presidente, pelos “serviços prestados por Lula com a OAS na área internacional". Em outro momento dos depoimentos, Pinheiro afirma que Lula solicitou “abertamente” em 2014 uma reforma no sítio em Atibaia, cuja propriedade é atribuída ao petista. Sobre Dilma Rousseff, o empreiteiro afirmou ter pago, em 2014, três parcelas de R$ 293,3 mil em caixa dois para a campanha da petista, através de contrato fictício com a agência de comunicação Pepper.

Ainda segundo Pinheiro, o então tesoureiro Edinho Silva teria solicitado a quantia, para “pagamento de despesas da campanha". Ao falar sobre tucanos, o ex-presidente da OAS falou da existência de um esquema de propina nas obras do Rodoanel Sul, em São Paulo, na gestão de José Serra, entre 2007 e 2010. De acordo com o depoimento, em 2007, por determinação de Serra, o contrato foi renegociado e ficou 4% mais barato.

"Em razão dessa negociação, os valores de vantagens indevidas também foram repactuados para 0,75%". Sobre Aécio, Pinheiro afirmou a existência de 3% em propina nas obras da Cidade Administrativa de Minas Gerais, durante o governo Aécio Neves (2003-2010). Procurado pela Folha de S. Paulo, o Instituto Lula afirmou novamente que o ex-presidente não é dono do apartamento tríplex no Guarujá nem do sítio em Atibaia. O senador Aécio Neves disse em nota que desconhece as afirmações de Pinheiro e "as considera falsas e absurdas". (As informações do BN)

Nenhum comentário:

Postar um comentário