segunda-feira, 22 de agosto de 2016

RYAN LOCHTE E OUTROS TRÊS NADADORES ENVOLVIDOS EM FALSO ASSALTO SERÃO PUNIDOS

O atleta Ryan Lochte e outros três nadadores americanos devem receber punições em breve, por terem relatado um falso assalto nos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro. Segundo o diretor-geral do Comitê Olímpico dos Estados Unidos, Scott Blackmun, os nadadores "falharam com os americanos" e medidas disciplinares serão tomadas sobre o caso. Ele não deu detalhes sobre quais seriam essas ações.

Em uma entrevista ao Jornal Nacional no sábado (20), Lochte apareceu com um visual bem diferente do com o que estava no Rio de Janeiro. O nadador, que contratou um famoso relações públicas para limpar sua imagem - o mesmo que já trabalhou com o cantor Justin Bieber -, apareceu de cabelo pintado e roupa social nos estúdios da Globo nos EUA.

Durante a entrevista, ele confessou "ter exagerado" sobre o que aconteceu em um posto de gasolina no Rio de Janeiro e reconheceu que "teve comportamento imaturo". Ele chegou a dizer que "ama" os brasileiros. Entretanto, não admitiu que mentiu quando afirmou que foi assaltado. Afirma que "exagerou", mas insistiu que, o fato dos seguranças terem apontado armas para ele enquanto esperavam uma compensação pelos danos no banheiro do posto pode ser interpretado como assalto.

Falso relato - Ryan Lochte afirmou no domingo (14), quando estava ainda no Rio de Janeiro, que ele e três outros nadadores - Gunnar Bentz, Jack Conger e James Feigen - foram roubados em um táxi de manhã cedo enquanto se dirigiam para a Vila Olímpica, após terem saída de uma festa. Lochte disse, em entrevista à NBC News, na quarta-feira (17), que os nadadores tinham usado um banheiro em um posto de gasolina e quando eles voltaram ao seu táxi, o motorista não se mexeu. Então dois homens se aproximaram com armas e distintivos e, segundo Lochte, ordenaram que ele e os demais atletas saíssem do carro.

Mas a história contada por eles foi desmentida na última quinta (18) pelo delegado brasileiro Fernando Veloso. O delegado declarou, no Rio, que os quatro nadadores dos Estados Unidos não foram roubados. Ao desmentir a história, o delegado disse que um ou mais atletas olímpicos dos Estados Unidos agiram como vândalos no banheiro do posto de gasolina. Os atletas quebraram espelhos e danificaram outros objetos, segundo a polícia.

Os atletas tentaram sair do local, mas os seguranças do posto pediram que eles permanecessem até a chegada da polícia. Outra pessoa que estava no local pediu para interceder em favor de uma tentativa de diálogo entre os atletas e os guardas. Ryan Lochte e Jame Feigen foram indiciados por falsa comunicação de crime depois que fizeram o registro de ocorrência do roubo que não ocorreu. Feigen teve que pagar R$ 35 mil a uma instituição assistencial para poder deixar o Brasil. Conger e Bentz prestaram depoimento e desmentiram a versão do colega. O Comitê Olímpico dos Estados Unidos (Usoc, sigla em inglês) pediu desculpas ao Rio de Janeiro e aos brasileiros pelo incidente causado pelos nadadores norte-americanos. (As informações do G1)

Nenhum comentário:

Postar um comentário