sábado, 14 de janeiro de 2017

COMPLEXO PRISIONAL DA MATA ESCURA É DIVIDIDO POR FACÇÕES PARA EVITAR 'CARNIFICINA'

Três das quatro maiores organizações criminosas do estado, Comando da Paz (CP), Caveira e Bonde do Maluco (BDM), estão divididas em cinco unidades do Complexo Penitenciário da Mata Escura, assim como acontece nos bairros de Salvador e cidades da Região Metropolitana. Em matéria publicada pelo CORREIO em 22 de novembro do ano passado, elas somavam, na época, 4.053 presos, entre provisórios e condenados.

A matéria foi baseada em mais uma denúncia do Sindicato dos Servidores Penitenciários do Estado da Bahia (Sinspeb). Segundo o Sinspeb, a divisão se faz necessária para evitar uma “carnificina” no complexo penitenciário. “Essa divisão é antiga. À medida que as facções vão surgindo, os espaços vão sendo adequados. Historicamente, isso surgiu diante da falta de condição do Estado de gerenciar os conflitos e, por sua vez, os gestores permitiram que os presos se organizassem”, declarou o coordenador do Sinspeb, Geonias Oliveira.

Os presos que chegam ao complexo automaticamente declaram à direção a qual facção pertencem. “Aquele que não se manifesta de imediato passa por uma triagem, onde a direção pergunta qual o grupo que ele faz parte e é direcionado para a unidade específica. Quem não está ligado a nenhuma facção é alojado aleatoriamente”, disse Geonias. Mas têm aqueles que grupo nenhum quer, que é o caso de estupradores. “Ficam no chamado ‘seguro’, uma cela separada que cada unidade tem para evitar o contato com os demais internos”, diz Geonias.

Com 981 internos, todo o prédio principal do Presídio Salvador é ocupado por integrantes do CP. Inclusive, foi dentro do próprio prédio que a facção surgiu. Já o anexo, que está em reforma, era ocupado pelos detentos do BDM, facção criada para ser uma ramificação da Caveira e que atualmente é considerada a mais violenta do estado pela Secretaria da Segurança Pública do Estado (SSP). (As informações do Correio)

Nenhum comentário:

Postar um comentário