terça-feira, 24 de janeiro de 2017

EM ÁUDIO, PILOTO DE AVIÃO DE TEORI RELATA CHUVA E NÃO FALA EM FALHAS

Segundo peritos da aeronáutica, a gravação do áudio do avião que levava o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Teori Zavascki e outras quatro pessoas, e caiu, na última quinta-feira (19), no litoral de Paraty, no Rio de Janeiro, indica que não houve relatos de problemas na aeronave antes do acidente. As informações foram divulgadas pelo jornal Folha de S.Paulo.

Os registro da cabine apontam que o piloto Osmar Rodrigues conversou com outros pilotos que voavam na região. Em um dos diálogos, Osmar relata que vai esperar a chuva diminuir antes de pousar. Pouco depois, a gravação é interrompida, segundo análise preliminar.

Ainda de acordo com a publicação, na avaliação dos técnicos do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes (Cenipa), o piloto pode ter perdido o controle da aeronave, levando ao choque com a água. Porém, o áudio não explica muito bem o que aconteceu.

Na noite de ontem, a Aeronáutica confirmou que os técnicos conseguiram ouvir o conteúdo das gravações da cabine do avião, mas as informações não foram divulgadas, já que a Justiça Federal decretou sigilo sobre as investigações. O aparelho foi danificado ao entrar em contato com a água, mas os danos não foram tão graves a ponto de impedir as investigações e os técnicos conseguiram recuperar os últimos 30 minutos de conversa na cabine do avião.

Nesta terça-feira, 24, a Polícia Federal e o Ministério Público Federal vão ouvir depoimentos de testemunhas que viram o Beechcraft King Air C90GT, prefixo PR-SOM, mergulhar na água perto da Ilha Rasa, no início da tarde do dia 19, em meio a uma tempestade. Algumas pessoas relataram ter visto fumaça saindo do aparelho, o que não foi confirmado por outras. Muitas recordaram que as condições de visibilidade eram muito ruins. Todas as investigações ficarão a cargo das autoridades federais.

Depoimentos que tenham sido prestados à Polícia Civil do Rio, que também abriu inquérito por determinação do Ministério Público Estadual, deverão ser encaminhados ao inquérito conduzido pela União. (As informações do Correio)

Nenhum comentário:

Postar um comentário