sábado, 28 de janeiro de 2017

COM BAHIA E VITÓRIA CANDIDATOS AO TÍTULO, BAIANO COMEÇA NO DOMINGO

Quem vai erguer a taça do Campeonato Baiano 2017? Essa pergunta será respondida a partir de amanhã, quando a bola começa a rolar no estadual. O campeão será conhecido no dia 7 de maio.
Únicos representantes do estado na Série A do Brasileiro, Bahia e Vitória são favoritos ao título e prometem apimentar ainda mais a rivalidade na luta pela taça. O único clássico garantido do torneio será no dia 9 de abril, na Fonte Nova.

Com estrutura e orçamento bem superiores aos outros nove times que disputam o campeonato, a dupla Ba-Vi já estreia com a responsabilidade de dar espetáculo. O Esquadrão recebe o Jacobina, amanhã, às 18h30, em Pituaçu. O Leão joga fora, às 16h, contra a Juazeirense, no estádio Adauto Moraes, em Juazeiro. Atual campeão, o Vitória busca o bicampeonato e promete não dar brecha para os rivais. “Como clube grande, a gente tem a responsabilidade de entrar no campeonato para ir em busca do título”, comenta o técnico Argel Fucks.

O Bahia ergueu a taça em 2014 e 2015. Depois de perder no ano passado com erros de arbitragem na final, quer recuperar o caneco. “A gente vai entrar pra ganhar e tem consciência da necessidade de retomar esse título”, afirma o diretor de futebol tricolor, Diego Cerri.

As respostas firmes dos representantes da dupla Ba-Vi são respaldadas pelo histórico da competição. Só 38 dos 112 títulos disputados desde 1905 (34%) não foram para o Bahia ou para o Vitória. Maior campeão do torneio, o tricolor levantou a taça 46 vezes. O rubro-negro ergueu 28.

Depois de 1969, quando o Fluminense de Feira ganhou seu segundo título, apenas dois times conseguiram derrubar o favoritismo da dupla Ba-Vi e escrever o nome na história entre os campeões. O interior mostrou força com o Colo-Colo, em 2006, e com o Bahia de Feira, em 2011.

O Baiano 2017 será disputado por 11 clubes que se enfrentarão entre si em turno único, por pontos corridos. Os quatro primeiros colocados avançam às semifinais, que serão disputadas em jogos de ida e volta, assim como a final. Os três primeiros colocados garantem vaga na Copa do Nordeste. O primeiro, segundo e quarto colocados se classificam para a Copa do Brasil. Os três melhores times, com exceção de Bahia e Vitória, disputarão a Série D do Brasileiro. Duas equipes serão rebaixadas. (As informações do Correio)

Nenhum comentário:

Postar um comentário