domingo, 22 de janeiro de 2017

METADE DOS BRASILEIROS REPROVAM A REFORMA DA PREVIDÊNCIA, APONTA SPC BRASIL

Os brasileiros não estão muito satisfeitos com as mudanças que devem acontecer na Previdência. É o que aponta uma pesquisa realizada pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) e pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL), que indica que 47% reprovam o projeto encaminhado ao Congresso com as alterações que devem ocorrer no sistema.

Entre os que desaprovam a reforma, 28% dizem que depois de tantos anos trabalhando a pessoa merece se aposentar cedo e ter um tempo de descanso e 25% desaprovam porque a proposta discutida irá prejudicar quem já trabalhou mais de 30 anos. Para os 40% dos entrevistados que alteraram o modo de pensar, o aumento da importância do planejamento da aposentadoria é a principal mudança (20%).

“Independente de questões contrárias ou favoráveis à reforma da previdência, as instituições, lideranças políticas e sociedade civil sabem que é imprescindível discutir o assunto. Dados do IBGE estimam que até 2030 o país terá 41,5 milhões de idosos, ou seja, em torno de um em cada cinco brasileiros vai depender da União para se sustentar quando parar de trabalhar. Cedo ou tarde todos serão atingidos e precisarão refletir sobre a aposentadoria”, pontua a economista-chefe do SPC Brasil, Marcela Kawauti.

O mesmo levantamento apontou ainda que 95% dos brasileiros nem começaram a pensar na aposentadoria. A principal justificativa é o fato de nunca sobrar dinheiro (34%), seguida da alegação de ser muito cedo para pensar no assunto (20%) ou não saber como se preparar para isso (16%).

De acordo com o educador financeiro do SPC Brasil e do portal Meu Bolso Feliz, José Vignoli, é que se comece esta reserva o quanto antes, mesmo com o depósito em pequenas quantias: “Qualquer um pode se preparar logo para a aposentadoria, desde que respeite sua realidade financeira. À medida que a renda da pessoa aumenta, ela pode incrementar o valor dos depósitos de modo que essa reserva cresça. No entanto, é importante ter disciplina e regularidade no planejamento”, recomenda. (As informações do Correio)

Nenhum comentário:

Postar um comentário