Enquanto o varejo brasileiro vai amargar o prejuízo de R$ 10,5 bilhões este ano devido aos feriados nacionais, pontos facultativos e pontes, segundo a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (Fecomércio-SP), há setores que estão comemorando os nove dias de folga emendados com o final de semana. Entre eles estão os segmentos de turismo, bares e restaurantes que projetam incremento no período de até 14% e 40%, respectivamente.
O levantamento da Fecomércio-SP aponta que o volume de perdas no varejo é 2% superior ao dado projetado em 2016. “Os feriados elevam os custos para manter as lojas abertas. O varejo também perde no consumo por impulso e no deslocamento deste consumo por conta da letargia dos dias de feriado”, afirma o assessor econômico da Fecomércio-SP, Fábio Pina. Ainda de acordo com ele, a crise econômica agrava estas perdas.
“São dois anos em recessão que seriam facilmente recuperados com desenvolvimento econômico, mas diante deste cenário de crise, qualquer tipo de perda ganha uma proporção imensa”. O setor de vestuário, tecidos e calçados deve registrar as maiores perdas com cerca de R$ 1,1 bilhão, crescimento de 23% em relação a 2016.
Segundo o presidente da Fecomércio-BA, Carlos Andrade, o cenário de perdas também se reflete no estado, só que em proporções menores. “Normalmente a Bahia responde por 4% a 5% do volume nacional. Então esta perda vai ser bem menor no estado. O grande problema nosso hoje continua sendo o desemprego. Ninguém ainda quer assumir muito compromisso com cartão de crédito ou um novo débito. Isso pesa muito na balança do varejo”, pontua. (As informações do Correio)
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