quarta-feira, 3 de março de 2010

VEREADOR JOCEVAL LAMENTA MORTE DE PADRE MATHOM


O fundador e assistente eclesiástico emérito da Pastoral da Juventude (PJ), o padre Pedro Mathom morreu na última sexta-feira, 26 de fevereiro. Para o vereador Joceval Rodrigues (PPS), “a Bahia perdeu sua maior expressão de defesa da juventude. Por ele passaram os médicos, os advogados, os professores e os empresários que hoje formam nossa cidade e estado e muitos políticos, como eu”.

Pioneiro no Brasil no trabalho com a Pastoral da Juventude, padre Mathom, como era carinhosamente chamado pelos milhares de jovens que ao longo das décadas participaram da PJ, foi notável Apóstolo da Juventude. No ano de 1968 fundou o Grupo Jovens de Jesus Cristo que deu inicio à caminhada da Pastoral na Arquidiocese de São Salvador e, possivelmente, o marco da pastoral no país.

Ele foi responsável pela construção de cerca de 10 capelas em bairros periféricos do município, sobretudo no Subúrbio Ferroviário. Uma de suas lutas era pelo aumento de quadras poliesportivas nos bairros, pois achava que os jovens precisavam de opções de lazer para que, assim, não desviassem para os caminhos da marginalidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário