terça-feira, 4 de maio de 2010

CÂMARA E ARQUIDIOCESE CELEBRAM PADROEIRO

Os 324 anos de fé cristã e tradição religiosa em louvor a São Francisco Xavier, padroeiro de Salvador, serão mais uma vez revividos pela Câmara Municipal e pela Arquidiocese de São Salvador da Bahia, na manhã da próxima segunda-feira, dia 10.

As homenagens ao santo padroeiro dos soteropolitanos começam às 9 horas, com uma missa solene na Catedral Basílica. Em seguida, o presidente Alan Sanches (PMDB), vereadores, religiosos e populares prestam mais um ato de devoção ao conduzir, em procissão pelo Terreiro de Jesus, a imagem de São Francisco Xavier.

Conta a história que São Francisco Xavier intercedeu, a pedido da população, livrando a cidade de duas pestes, uma em 1686 (febre amarela) e a outra em 1855 (cólera morbus). Em bula solene datada de 10 de maio, o santo jesuíta foi proclamado padroeiro de Salvador.

Desde então, em função das manifestações públicas decorrentes do feito milagroso, a Câmara Municipal e a Arquidiocese se juntam para promover a procissão e a solenidade religiosa. A cada ano, o presidente da Câmara renova o compromisso político e cristão, mantendo viva uma tradição de mais de três séculos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário