domingo, 27 de março de 2011

BAIANO DEIXA RS E DENUNCIA RACISMO E AMEÇAS

O estudante baiano Helder Santos, 25 anos, abandonou o curso de história da Unipampa, em Jaguarão, no Rio Grande do Sul, após denunciar ser vítima de racismo e ameaça de morte por parte da Briga Militar da cidade. Segundo ele, cartas anônimas de ameaça foram enviadas pelos militares para forçá-lo a deixar o local.

"Eram muito agressivos, me chamavam de 'baiano fedido', 'nego sujo', 'volta pra tua terra, baiano'. Pensei que se levasse as cartas à público eles não tentariam fazer nada contra mim", relatou Helder. Um dos trechos da correspondência apresentada pelo universitário ainda salientava que ele não deveria tornar pública a agressão sofrida.

“Se tu for lá na Brigada e falar a verdade e me caguetar no meu processo, eu vou te cobrir de porrada. No carnaval, tu escapou, mas dei um jeito de embolachar teu amiguinho Seco Edson sem sujar as mãos. Deixamos a cara dele mais feia e preta que a tua, seu otário”, diz o texto. O caso é investigado pela Secretaria Especial de Promoção da Igualdade Racial, ligada à Presidência da República, e pela Promotoria de Direitos Humanos do Ministério Público gaúcho. (As Informações do Correio)

Nenhum comentário:

Postar um comentário