sábado, 26 de março de 2011

REVOLUÇÃO DEMOCRÁTICA CHEGA A SÍRIA

As manifestações para derrubar o regime aiatolá na Síria, presidido pelo líder Bashar al-Assad, ganharam corpo neste sábado (26), dando prosseguimento ao processo de queda das ditaduras árabes. Após o funeral de um sírio morto em protestos contra o governo, milhares de pessoas queimaram um edifício do Partido Baath, da situação, e uma delegacia de polícia.

Para tentar apaziguar os opositores, autoridades libertaram 260 prisioneiros políticos. Mesquitas em Deraa anunciaram os nomes dos "mártires" cujos funerais seriam realizados na cidade e, neste sábado, centenas se juntaram na praça central para gritar por liberdade.

A questão da Síria tem importância estratégica internacional, em especial, porque o país tem estreita aliança com o Irã e é ligada ao grupo militante palestino Hamas e ao grupo político e militar libanês Hizbollah.

Fazendo fronteira com Israel, Líbano, Jordânia, Iraque e Turquia, a Síria e seus 22 milhões de habitantes estão situados no coração da área de conflitos do Oriente Médio. (As Informações do G1)

Nenhum comentário:

Postar um comentário