quinta-feira, 26 de junho de 2014

SEMPS JÁ REALIZOU TRÊS MIL ABORDAGENS DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES NOS LOCAIS DE EVENTOS DA COPA EM SALVADOR

Em sete dias de atividade, as equipes de abordagem da Secretaria Municipal de Promoção Social e Combate à Pobreza (SEMPS) que estão nas ruas no período da Copa do Mundo com o objetivo de coibir o trabalho infantil e a exploração sexual de crianças e adolescentes já realizaram 2.998 abordagens, com 265 flagrantes de jovens exercendo atividade laboral de forma irregular, ou em situação de risco.

As crianças e adolescentes que se encontram desacompanhadas nas ruas e praças são encaminhadas para os Centros de Referência de Assistência Social ( CRAS e CREAS), administrados pela SEMPS. Os que estão acompanhados de pais e parentes são reencaminhados para suas casas.

De acordo com o Secretario Henrique Trindade, embora muitos pais ou responsáveis insistam em levar crianças para ajuda-los no comércio ambulante, na tarefa de recolher material reciclável ou mesmo para pedir dinheiro aos turistas, não ocorreu nenhum problema grave ou rejeição às abordagens: “tenho reiterado de que nosso trabalho junto aos pais é educativo, mas não permitimos de forma alguma que crianças permaneçam nos locais dos eventos sem estar devidamente acompanhadas por familiares. A determinação é para que o Estatuto da Criança e do Adolescente seja cumprido. Além do abrigamento temporário, oferecemos, cestas básicas para as famílias carentes e realizamos cadastramento dos abordados para posterior acompanhamento nas nossas unidades de atendimento, mas, agora, não vamos transigir, pois lugar de criança não é trabalhando nas ruas nem ficando exposta à exploração sexual", pontua o secretário.

Os profissionais da SEMPS continuarão nas ruas nos dias de jogos pela Copa do Mundo, a saber: 28 e 29 de junho, 01,04, 05, 08, 09, 12 e 13 de julho. As ações são realizadas no Pelourinho/Centro Histórico e nos bairros da Barra, Imbui e Plataforma, locais onde os eventos musicais reúnem grandes contingentes de baianos e turistas.

Por: Sergio Toniello e Andrea Nascimento

Nenhum comentário:

Postar um comentário