sábado, 28 de junho de 2014

EM ANO DE COPA, PIB BRASILEIRO DEVE CRESCER APENAS 1,16%, PREVÊ BANCO CENTRAL

Se confirmada a previsão do mercado no último boletim Focus do Banco Central, o Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro fechará o ano na retranca: crescerá apenas 1,16% no ano da Copa do Mundo. É um desempenho mais fraco que o de 2013, quando o País cresceu 2,5%. Entre os países-sede dos últimos nove mundiais apenas México (1986), Itália (1990) e Japão (2002) fecharam o ano do evento com a atividade em ritmo menor que no ano anterior. Apesar de estar realizando em campo a "Copa das Copas", o Brasil caminha para engrossar essa estatística. Dados do Fundo Monetário Internacional (FMI) compilados pelo economista-chefe da Gradual Investimentos, André Perfeito, mostram que o PIB mexicano teve queda de 3,1% em 1986, após crescer 2,2% no ano anterior.

Na Itália de 1990, o crescimento econômico foi de 2,1%, uma desaceleração frente aos 3,4% da véspera do Mundial. A economia japonesa também não foi impulsionada pelo evento: o PIB do país cresceu 0,3% em 2002, ante 0,4% um ano antes. A seleção dos países-sede em que a atividade acelerou no ano da Copa do Mundo é formada por Espanha (1982), EUA (1994), França (1998), Coreia do Sul (2002), Alemanha (2006) e África do Sul (2010). Os três primeiros cresceram acima da média mundial naqueles anos. Perfeito levantou esses e outros números para fazer uma análise do efeito da Copa sobre a economia desses países, mas diz que o estudo foi inconclusivo. "As economias locais reagiram de modo heterogêneo no ano da Copa por conta de eventos externos", ressalva. O espaço de quatro anos entre cada Mundial significa cenários macroeconômicos díspares, o que dificulta uma comparação.

No caso do Brasil, avalia, o otimismo que poderia ter sido gerado pelo Mundial teve seu brilho ofuscado por ruídos internos: maior desconfiança em relação ao governo, ameaça de apagão, inflação em alta, o rebaixamento da nota de risco de crédito do País pela agência de classificação Standard & Poors, o processo eleitoral. "A Copa deveria abrir espaço para mais investimentos e novos negócios, mas o espírito animal do empresariado ficou enjaulado", brinca. Do lado positivo, Perfeito aponta algum legado de infraestrutura e o fato de que o evento vem se realizando de forma mais tranquila que o esperado: sem protestos violentos ou caos aeroportuário. Diante disso, alguns setores, como serviços, podem ser beneficiados pelo evento, mesmo com feriados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário