domingo, 22 de fevereiro de 2015

RUI PEDE E BANCADA DO PT DEVE DESISTIR DE AÇÃO CONTRA NILO

Uma reunião realizada na sexta-feira, 20, entre o governador Rui Costa, o líder da bancada do PT deputado estadual Rosemberg Pinto e o secretário de Relações Institucionais Josias Gomes pode ter resolvido o impasse criado com a quinta releição do presidente da Assembleia Legislativa da Bahia, Marcelo Nilo (PDT), cuja legalidade é questionada pelos petistas. Rui pediu a Rosemberg que a questão não seja judicializada para evitar problemas nas relações entre os poderes Executivo e Legislativo do Estado.

A bancada do PT anunciou que iria entrar com uma Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADIN) contra a reeleição de Nilo, o que seria definido numa reunião marcada para terça-feira entre os 11 deputados estaduais petistas e o presidente esdual do partido, Everaldo Anunciação. Rosemberg contou que o governador solicitou à bancada não judicialize a reeleição em nome da estabilidade das relações entre os partidos da base aliada que apoiam Rui Costa. "O governador fez esse apelo, lembrando que teremos um ano difícil em função do cenário econômico, e que não seria bom um desentendimento entre integrantes dos partidos base", disse o deputado, explicando que diante do pedido da maior liderança do PT no Estado não tem como não atender.

"Vamos levar essa posição à bancada, na reunião de terça-feira", disse. Conforme Rosemberg, o governador, por outro lado, observou que os petistas tem o direito de lutar na Assembleia contra a tese da reeleição do presidente da Casa, inclusive pelo fato de a próxima eleição em, 2017, ser na mesma Legislatura. "Um dos argumentos usados pelo deputado Marcelo Nilo era de que não haveria ilegalidade na reeleição por ser uma nova legislatura. Daqui a dois anos não vai poder usar essa mesma tese", disse. Para Rosemberg a "ameaça" de Nilo de romper com o PT seria inócua pois ele não é do partido. No entanto reconhece que não é bom continuar com o desentendimento entre o chefe do Poder Legislativo e o partido do governador. (As informações do A Tarde)

Nenhum comentário:

Postar um comentário