quarta-feira, 27 de maio de 2015

DOCENTE ACUSADO POR ALUNAS DA UFBA: "CONSCIÊNCIA TRANQUILA"

O professor da Universidade Federal da Bahia (UFBA), Luiz Santiago de Assis, acusado por alunas da instituição de ter feito declarações homofóbicas e machistas diz estar com a consciência tranquila. A denúncia resultou no afastamento do servidor por 60 dias de suas atividades acadêmicas. "Não sei porque estão fazendo isso", afirma Santiago, que dá aulas para estudantes dos cursos de Física e Engenharia. Uma comissão de sindicância da Universidade vai apurar as denúncias de homofobia e machismo assim como as piadas com conotação sexual que teriam constrangido as alunas.

Santiago explica que o procedimento jurídico de afastamento é normal, mas foi feito de forma errada. "Eu deveria primeiro receber uma advertência verbal, caso não mudasse meu suposto comportamento, uma advertência escrita, depois o mesmo procedimento por parte do meu diretor e, por fim, o afastamento pela ouvidoria", disse.

O professor afirmou que não é santo, mas que jamais teve problemas com alunos. "Nunca tive envolvimentos com alunas, posso ter feito uma brincadeira ou outra, mas nunca diretamente a um aluno", confirmou. Ele relata ainda que é muito comum uma convivência intensa entre professores e alunos, já que se vêm quase todos os dias.

"Falo de relacionamentos meus antigos na sala, dizendo que as pessoas não me entendiam, isso é normal", disse Santiago. O professor se refere a uma das denúncias de machismo apontadas pelas alunas, que dizem que ele ofendia suas antigas parceiras. Santiago argumenta dizendo que sempre em sua carreira de 36 anos ajudou os alunos. "Muitas vezes dava aulas de graça para eles, além das aulas da universidade", acrescentando que que já recebeu apoio de alunos. "Muitos inclusive já enviaram depoimentos escritos, falando de mim e dizendo que posso contar na defesa". (As informações do A Tarde)

Nenhum comentário:

Postar um comentário